• Carregando...

Duas operações da Polícia Federal (PF) - Calcanhar de Aquiles e Vento Sul - foram deflagradas simultaneamente nesta terça-feira no Paraná e em Santa Catarina. Os alvos eram quadrilhas especializadas em contrabando de cigarros produzidos no Paraguai e distribuídos em cidades do dois estados.

Vinte e quatro pessoas foram presas - 12 no Paraná e 12 em Santa Catarina. As ações aconteceram em cinco cidades paranaenses: Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba, Fazenda Rio Grande (região metropolitana), Ponta Grossa e Imbituva (ambas na região dos Campos Gerais). No estado vizinho, os policiais cumpriram mandados em Florianópolis, Criciúma, Cocal do Sul e Içara.

Na capital paranaense, uma pessoa, que não teve o nome divulgado, foi detida em casa. Ela é acusada de vender cigarros e algumas vezes viajava até Foz para comprar a mercadoria. Em Foz do Iguaçu quatro pessoas foram detidas, uma em Cascavel e outras seis em dois municípios: Ponta Grossa e Imbituva.

Por telefone, o delegado federal de Foz do Iguaçu, Renato Lima, que coordenou a operação no lado paranaense, informou que as quadrilhas compravam os cigarros em Foz e, usando barcos, fazem a travessia para o lado brasileiro. "Chegando em território brasileiro, as caixas de cigarro eram levadas aos clientes via rodovias, mas sempre por estradas secundárias. Os principais foram localizados em Fazenda Rio Grande e Criciúma", explicou Lima.

Os agentes da PF apreenderam, de acordo com um balanço parcial, nove veículos - sendo um ônibus -, mais de 350 caixas de cigarro, cerca de R$ 200 em dinheiro e quatro armas. "Em Imbituva foram recolhidas 100 caixas contrabandeadas e em Criciúma 237", disse o delegado.

As investigações sobre as quadrilhas começaram há dois anos e resultaram nas duas operações deflagradas na manhã desta terça-feira - 250 agentes da PF foram envolvidos nas ações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]