• Carregando...
Agentes da Polícia Federal prendem suspeito no aeroporto de Cumbica: esquema internacional | Ayrton Vignola/Folha Imagem
Agentes da Polícia Federal prendem suspeito no aeroporto de Cumbica: esquema internacional| Foto: Ayrton Vignola/Folha Imagem

SÃO PAULO - Policiais federais prenderam na manhã de ontem 32 pessoas suspeitas de tráfico internacional de drogas na grande São Paulo. Apontados como integrantes de quatro diferentes quadrilhas, os detidos usavam o aeroporto internacional, no bairro de Cumbica, em Guarulhos, como saída para grandes quantidades de cocaína, afirma a Polícia Federal (PF). Entre os presos estão dois policiais civis, uma servidora da Receita Federal e um funcionário da Infraero (estatal que administra os aeroportos).

As investigações que levaram às prisões começaram no fim de 2007, quando a polícia da África do Sul apreendeu uma remessa de cocaína procedente do Brasil. Durante a investigação, agentes da PF prenderam outras 26 pessoas, incluindo outros dois policiais civis, que não tiveram os nomes revelados.

Também são apontados como envolvidos no esquema funcionários de companhias aéreas, profissionais terceirizados da Infraero e nigerianos. "Eles [nigerianos] seriam os donos das drogas", disse o procurador Vicente Mandetta. O Ministério Público Federal auxiliou nas investigações.

O esquema de três das quatro quadrilhas era semelhante, de acordo com as investigações. A droga era acondicionada em malas, que eram entregues a funcionários envolvidos no esquema e transportadas em veículos do próprio aeroporto, deixando de passar pela fiscalização rotineira.

As malas recheadas com a cocaína eram, então, levadas até contêineres onde são deixadas as bagagens. De lá, eram transportadas até os aviões, que seguiam para a Europa ou África.

Com esse esquema, as quadrilhas enviavam, em média, 50 quilos de cocaína por remessa – a periodicidade do envio, no entanto, não era regular.

A PF não revelou quanto lucrava cada grupo. Uma estimativa divulgada pelo procurador, no entanto, aponta que os valores seriam altos. "O quilo da cocaína vale 40 mil euros na europa", afirmou.

Dessa forma, até membros do grupo com tarefas menores recebiam grandes somas de dinheiro. "Só para empurrar a droga para dentro do avião, o funcionário recebia R$ 5 mil", disse Mandetta.

Outra quadrilha que também atuava no aeroporto usava o serviço de mulas (pessoas que transportam as drogas).

A Polícia Federal informou que apreendeu 540 quilos de cocaína no período de investigações. Para a operação de ontem, chamada Carga Pesada, foram expedidos 35 mandados de busca e outros 35 de prisão – dos quais 32 foram cumpridos.

Os presos devem responder por tráfico internacional, formação de quadrilha e, integrantes de um dos grupos, também por furto de bebidas alcoólicas. A polícia não descarta a participação de outras pessoas no esquema.

Extorsão

Os policiais civis deverão responder por concussão (extorsão praticada por funcionário público). A dupla foi flagrada quando tentava extorquir dinheiro de traficantes investigados, afirma a PF. De acordo com o procurador, um dos policiais também é acusado de extorsão; outro atuava diretamente no tráfico.

A PF não divulgou os nomes dos suspeitos. Ontem, na Superintendência da PF em São Paulo, não havia nenhum advogado dos presos para falar sobre a operação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]