• Carregando...

Cinco índios da etnia Tenharim foram presos na quinta-feira por agentes da Polícia Federal na reserva Tenharim Marmelo, a cerca de 150 quilômetros de Humaitá, no sul do Amazonas. Os índios são apontados como responsáveis pelo desaparecimentos de três pessoas, ocorrido no dia 16 de dezembro, quando eles passavam pela BR-230, no trecho que corta a área indígena.

Depois de uma grande operação, que teve participação de homens do Exército e da Força Nacional de Segurança, os tenharim foram levados para a Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho (RO).

A tensão entre branco e índios se instaurou na região desde a morte do cacique Ivan Tenharim, no dia 3 de dezembro. Primeiramente, ela foi apontada como acidente de moto. Três dias depois, o então coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ivã Bocchini levantou suspeitas de que o cacique poderia ter sido assassinado.

Ainda ontem, indígenas de várias aldeias das etnias tenharim e juiahui declararam-se em estado de guerra em protesto contra a prisão dos indígenas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]