• Carregando...

Polícia Rodoviária Federal mantém suspensão de greve

Já a PRF do Paraná mantém a retomada dos trabalhos iniciada nesta quinta-feira (9) e não tem pontos de bloqueio e nem paralisação dos trabalhos nesta sexta-feira (10). No início da semana, os policiais realizaram um bloqueio no Contorno Leste, em Curitiba, que causou 50 quilômetros de fila. Todos os veículos eram revistados na operação, o que motivou a lentidão das 9 horas até 13 horas. O Sindicato da Polícia Rodoviária Federal do Paraná chegou a anunciar greve, mas agora a informação é de que a categoria deve esperar até a próxima semana para ver se o governo apresenta proposta de reajuste salarial e aumento no quadro de funcionários da corporação.

O Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná (Sinpef-PR) retomou a greve nesta sexta-feira (10) e determinou a paralisação da maior parte dos serviços prestados à população durante o dia. A princípio, a categoria havia cancelado o movimento como um voto de confiança ao governo. Em reunião durante a manhã, no entanto, eles receberam a orientação de retomar a paralisação, vinda da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Conforme o presidente do Sinpef-PR, Fernando Augusto Vicentine, as operações-padrão, que fiscalizam detalhadamente aeroportos e parte da fronteira brasileira no Estado, foram suspensas temporariamente.

Em Curitiba, o único serviço que voltou a funcionar é o de emissão de passaportes. O diretor da Fenapef-PR, Naziazemo Florentino Santos Junior, disse que a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, realiza normalmente o atendimento para quem tinha horário agendado nesta sexta-feira (10). As entregas de documentos já emitidos também estão sendo feitas.

A emissão de identificações para viagens internacionais ficou suspensa por três dias. O diretor da Fenapef afirmou que algumas pessoas, que não foram atendidas nesse período de paralisação, já fazem o documento nesta sexta. A orientação para quem está fazendo passaporte é ligar na superintendência (41 3251-7500) para confirmar o agendamento antes de ir até o local.

Desde terça-feira (7), a PF está em greve em todo o Brasil. Durante a semana, a emissão de passaportes causou muitas dúvidas para quem precisa emitir a identificação. Em alguns períodos, apenas passaportes de emergência foram confeccionados, e a retirada de documentos também foi restringida apenas para quem tinha comprovação de passagem comprada.

Na quinta-feira (9), o presidente do Sinpef-PR disse que a intenção inicial dos grevistas era atrasar a emissão de passaportes em uma semana a partir de segunda-feira (13).

Operação padrão atrasa voos em Curitiba

Nesta quinta-feira (9), da meia-noite às 11 horas, os agentes realizaram vigilância minuciosa em mercadorias no Aeroporto Afonso Pena. O terminal aéreo chegou a ser fechado para pousos por causa das filas geradas pela ação. Durante o pente-fino, foi realizada uma apreensão de 6 mil comprimidos de ecstasy. A droga foi encontrada quando um passageiro tentava embarcar para Goiânia, com escala em Belo Horizonte.

Negociação com o governo

As principais reivindicações dos agentes são o reajuste salarial e a ampliação do efetivo. A assessoria do Ministério do Planejamento comunica que a pasta estuda as reivindicações para apresentar uma proposta aos grevistas nesta semana.

Segundo o Sinpef-PR , a categoria cruza os braços à espera por uma resposta do governo às reivindicações até a próxima quarta-feira (15), quando realiza assembleia para definir os rumos do movimento.

Serviço

Para mais informações sobre o agendamento ou reagendamento de horários para emissão de passaportes convencionais ou de emergência e retirada de documento, o telefone da Superintendência da PF em Curitiba é (41) 3251-7500.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]