Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Pinguins resgatados no RJ vão de avião ao Sul para serem libertados

Animais foram capturados com sinais de cansaço e manchas de óleo. Especialistas avaliam que eles estão prontos para voltar ao Pólo Sul

Pinguins levaram um mês para se recuperar no RJ | Divulgação/Jussara Pelissoli/CABM
Pinguins levaram um mês para se recuperar no RJ (Foto: Divulgação/Jussara Pelissoli/CABM)

Cinco pinguins-de-magalhães resgatados há cerca de um mês em Arraial do Cabo (RJ) chegaram de avião em Porto Alegre (RS) na manhã desta quinta-feira (7). Eles ficarão em observação por alguns dias e depois serão soltos, com chances maiores de encontrar o caminho de volta à Patagônia, no Pólo Sul.

Os animais estavam sob os cuidados de uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Quando foram capturados, apresentavam sinais de cansaço e manchas de óleo. Eles foram transportados em gaiolas forradas com palha e recebidos pelo Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (CABM) e uma veterinária.

Como estavam em boas condições de saúde, os pinguins seguiram viagem para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) da Fundação Universidade do Rio Grande. Eles foram levados para o Sul do país pela proximidade com sua região de origem, a Patagônia, e pela corrente marítima favorável ao retorno para casa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.