• Carregando...

Rio de Janeiro - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, 82 anos, será operado hoje para colocação de ponte de safena e instalação de válvula artificial na aorta. O médico se sentiu mal no domingo, em sua casa de veraneio, em Angra dos Reis, litoral Sul do Rio, e foi transferido de helicóptero para a capital fluminense. Ele está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro.

O cirurgião já havia recebido o diagnóstico de estenose aórtica, um estreitamento da válvula da artéria que provoca a obstrução do fluxo sanguíneo no coração, e estava sob acompanhamento. Pitanguy vinha tratando uma infecção respiratória com antibióticos. Essa infecção agravou o quadro cardíaco.

Exames realizados ontem no hospital Samaritano mostraram que, além da estenose aórtica, as artérias coronárias estão obstruídas, o que obrigará a colocação de ponte de safena. "Ele costuma fazer exames com regularidade, mas essa obstrução só apareceu agora", afirmou o cardiologista Cláudio Buarque Benchimol.

A filha de Pitanguy, Gisela, divulgou nota na tarde de ontem informando que o pai passou bem a noite de domingo para segunda-feira e tem quadro clínico estável. Ainda segundo o texto, o cirurgião plástico "respira espontaneamente e aguarda com tranqüilidade a cirurgia programada."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]