• Carregando...

As pizzarias de São Paulo lideram o ranking da falta de higiene nos estabelecimentos que vendem alimentos industrializados no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 31% das pizzarias visitadas por equipes da Vigilância Sanitária apresentavam problemas na manipulação dos alimentos.

Em segundo lugar entre os locais com mais problemas de higiene estão as churrascarias, com índice de reprovação de 19%. Entre as pastelarias avaliadas, 14% tiveram problemas; o índice foi de 13% entre as padarias, 11% dos supermercados, 8% dos restaurantes e 6% das mercearias.

Equipes da vigilância sanitária estadual e municipais visitaram 467 estabelecimentos entre 2005 e 2006 para avaliar, além das condições de higiene, o estado de saúde dos funcionários e as fases do preparo dos alimentos.

Os locais foram orientados para a correção dos problemas. Nos casos mais graves, segundo a secretaria, houve aplicação de medidas punitivas. A contaminação dos alimentos pode ocorrer quando os funcionários estão doentes ou têm hábitos inadequados de higiene e de manipulação dos ingredientes.

De acordo com a secretaria, os consumidores que costumam pedir pizza em casa devem conhecer pessoalmente o estabelecimento, para verificar as condições do local e o trabalho dos funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]