• Carregando...

O Plano Nacional de Mudanças do Clima, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia nesta segunda-feira, prevê uma meta de redução de 70% no desmatamento até 2018, informou uma fonte do Ministério do Meio Ambiente.

A iniciativa, que começa a contar desde 2006, prevê redução do desmatamento e na emissão de gases causadores do efeito estufa.

"É a mais importante redução de gases-estufa no planeta hoje", disse Tasso Rezende de Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente.

Para o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Paulo Moutinho, estabelecer metas internas representa um passo "importantíssimo" do país em demonstrar que está disposto a fazer muito mais do que vem fazendo atualmente.

"(O Brasil) também estará em uma posição internacional privilegiada de exigir dos países em desenvolvimento um empenho muito maior do que aquele até então anunciado", disse Moutinho.

O anúncio do plano ocorre dias depois de o governo ter divulgado um aumento de 3,8 por cento na taxa de desmatamento da Amazônia no período de um ano, de agosto de 2007 a julho deste ano, a primeira alta na taxa anual nos últimos quatro anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]