• Carregando...

O histórico de ocupações irregulares na Cidade Industrial (CIC) criou um ambiente diferente de outras regiões de Curitiba quando o assunto é urbanização. Ruas estreitas e pontos com pouca iluminação são duas características que dificultam a atuação da polícia.

O coronel da Polícia Militar Roberson Bondaruk, autor do livro Arquitetura contra o Crime, acredita que seria necessário um projeto de reurbanização na CIC para propiciar acesso mais fácil para a polícia.

O principal problema, conforme Bondaruk, é o que ele chama de "inversão de controle de acesso". Nas ruelas da Vila Nossa Senhora da Luz, por exemplo, há dificuldade de visão dos policiais e uma facilidade para quem está dentro da Vila ver quem chega. "Muitos becos, vielas e terrenos são campos onde a criminalidade age", explica.

A segurança pública não era uma preocupação na década de 1970, quando a CIC foi criada. Por isso Bondaruk sugere uma alternativa: "É preciso um ‘renascimento urbano’, como chamam na Europa", ressalta. Ele acredita que é necessário um conjunto de ações, como construir mais residências próximas das indústrias e aproveitar os vazios urbanos do bairro. "O governo do estado e o município podem promover mais segurança dentro de suas atribuições", enfatiza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]