• Carregando...

Policiais militares e moradores da favela Parque Alegria entraram em confronto na tarde desta quinta-feira (24) depois do sepultamento do corpo do menino Herinaldo Vinícius de Santana.

O garoto de 11 anos morreu na noite de quarta (23) ao ser atingido por um tiro na cabeça durante um tiroteio na comunidade da zona norte.

Moradores acusam policiais de terem feito o disparo, que matou a criança. Cerca de 100 pessoas protestaram pela morte durante o velório. Com cartazes, alguns reclamavam da presença policial na favela. Toda a movimentação era observada por policiais militares que estavam do lado de fora do cemitério do Caju. “A criança estava brincando na rua com 80 centavos no bolso para comprar bolinha de ping pong”, disse uma vizinha do menino à TV Globo.

A Divisão de Homicídios apura se o tiro que matou o menor partiu de um policial. Cinco policiais realizam operação na comunidade no momento que o menino foi morto. Todos os PMs integram uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), principal programa da área de segurança do governo do Rio.

Nesta quinta, horas antes do sepultamento do corpo do menino, o clima era de tensão na favela Parque Alegria. A insegurança deixou cerca de 1.200 crianças sem aulas. Duas escolas, uma municipal e outra estadual, duas creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil permaneceram fechados.

Depois do enterro, manifestantes e PMs entraram em confronto. Moradores chegaram a jogar pedras e bolas de gude contra os policiais. A polícia dispersou o grupo jogando bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha.

A multidão se dispersou e foi embora para a comunidade. Ao chegar ao Parque Alegria, o grupo decidiu deixar a favela, por volta das 17h30, e fechar a Linha Vermelha, principal via que liga o Centro do Rio ao aeroporto internacional do Galeão.

A PM conseguiu após 20 minutos liberar a via para o trânsito. Em seguidas, moradores colocaram fogo em papéis e caixas junto à mureta de proteção que separa a comunidade da Linha Vermelha. O trânsito, por volta das 19h, ficou restrito apenas em uma faixa, aumentando ainda mais o trânsito congestionado na região nesta hora do dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]