• Carregando...

Secretários de estado e membros da equipe do governo filiados ao PMDB estão sendo chamados para uma reunião, em Curitiba amanhã, para discutir a organização do partido para as eleições de outubro.

O partido, que em 2005 realizou encontro micro-regionais em quase 300 municípios, espera mobilizar a militância em todas essas cidades para a campanha. Com 121 prefeitos eleitos, hoje o PMDB conta com 187 administradores municipais filiados e a meta de apoio é ambiciosa. "Queremos chegar a 300 prefeitos fazendo campanha para o partido nestas eleições", diz Luiz Claudio Romanelli, secretário-geral do diretório estadual.

A chapa de candidatos a deputado estadual e federal deve contar com representantes de cada município que tenha mais de 20 mil habitantes. É uma estratégia para a meta de eleger de 18 a 20 deputados estaduais e de oito a dez federais, além de reeleger o governador Roberto Requião. "Lideranças nacionais do PMDB pedem que Requião se inscreva nas prévias para a candidatura a presidente da República, mas no estado, o partido quer que Requião fique conosco", diz Romanelli.

O dirigente acredita que a desilusão causada pelo governo Lula deve favorecer o PMDB no estado, com o apoio de lideranças da sociedade civil organizada antes mais próximas do PT. O secretário do partido diz que, depois de receber os prefeitos e lideranças do estado, agora é hora de mobilizar essas forças para montar comitês pelo Paraná.

Na reunião de amanhã deve ser acertado um calendário de atividades até as convenções, em junho. O primeiro evento agendado deve ser a reinauguração da sede do partido em Curitiba, na rua Vicente Machado, que está passando por uma reforma, programada para terminar no início de fevereiro. Até a metade do ano, o partido deve organizar encontros regionais em todo o Paraná com a presença da equipe do governo. "Os secretários são naturalmente lideranças políticas em suas regiões e serão fundamentais para que a campanha possa caminhar", diz Romanelli.

Já o diretório municipal de Curitiba estará reunido na quinta-feira. Com 13 dirigentes, o diretório deve ser ampliado para 60 pessoas, que vão formar um comitê organizador da campanha na capital. Na reunião de quinta também será discutida a formação de um fórum metropolitano para organizar a campanha do PMDB em toda a grande Curitiba, onde se concentra quase um terço dos votantes do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]