• Carregando...

Brasília – Com o fim do segundo turno das eleições, o número de cadeiras que cada partido terá a partir de fevereiro de 2007 no Senado ficou praticamente definido. O resultado indica que o PMDB e o PFL – ambos com 18 senadores – terão as maiores bancadas. O PSDB terá a terceira maior bancada, seguido pelo PT.

No entanto, a composição final das bancadas no Senado pode ainda sofrer alterações até que senadores eleitos e suplentes assumam seus mandatos. É que a lei permite que os eleitos possam mudar de partido, conforme negociações políticas.

Depois dos quatro partidos com maior bancada, também terão representantes, pela ordem crescente, as legendas PDT, PTB, PSB, PL e PC do B. Os partidos PPS, PRB, PP, PRTB e PSol têm um único senador cada.

Urnas

Pelo resultado obtido nas urnas serão substituídos os senadores Paulo Octávio (PFL-DF) e Teotônio Vilela (PSDB-AL), que foram eleitos, respectivamente, vice-governador e governador pelos seus estados de origem. Portanto, os mandatos dos dois, que vai até 2010, serão assumidos pelos suplentes, que são do mesmo partido.Dos sete senadores – com mandato até 2010 – que disputaram o segundo turno das eleições para o governo estadual apenas três não retornam à Casa: Sérgio Cabral (PMDB-RJ); Ana Júlia Carepa (PT- PA) e Leonel Pavam (PSDB-SC).

Cabral foi eleito governador do Rio de Janeiro e quem assume sua vaga é o suplente Régis Fichtner, que também é do PMDB. No caso de Leonel Pavam, vice-governador de Santa Santa Catarina, quem assume a vaga é o suplente Neuto de Conto, do PMDB. Já Ana Júlia Carepa – eleita governadora do Pará – será substituída por José Nery, do PSol.Os 27 senadores eleitos ou reeleitos neste ano cumprem mandato que começa em 2007 e termina em 2014.

Outros 54, que foram eleitos em 2002, cumprem mandato até 2010. Cada estado tem três senadores como representantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]