• Carregando...

O PMDB será o partido com mais governadores a partir de 2007, quando sete de seus candidatos tomam posse para comandar os estados Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins pelos próximos quatros anos. O PSDB será o segundo partido com mais força, com seis governadores: Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

Somente no segundo turno, o PMDB conseguiu emplacar três candidaturas. A reeleição de Roberto Requião como governador do Paraná foi a disputa mais acirrada enfrentado pelo partido. No Rio de Janeiro, Sérgio Cabral conseguiu 68% do total dos votos. Luiz Henrique da Silveira deixou Esperidião Amin (PP) para trás e garantiu a reeleição com 53,06%.

Do PSDB veio uma das maiores surpresas desta eleição. O partido conseguiu se impor no Rio Grande do Sul ao eleger a primeira mulher a governar o estado. Yeda Crusius foi eleita 53,94% dos votos válidos. No primeiro turno ela aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, mesmo assim conseguiu superar Germano Rigotto (PMDB) e foi para a segunda etapa das eleições com o petista Olívio Dutra.

O PT conseguiu eleger cinco governadores: Jacques Wagner (PT) na Bahia, Binho Marques no Acre, Wellington Dias no Piauí, Ana Júlia no Pará e Marcelo Déda no Sergipe. Logo depois vem o PSB com governadores eleitos no Ceará, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. PPS e PDT elegeram dois chefes do executivo. Já o PP e PFL ficaram com apenas um estado cada.

Governadoras

As mulheres estarão mais presentes no comando dos estados a partir de 2007. Entre os 27 governadores, três são mulheres. Além de Yeda Crusius e Ana Júlia, Wilma de Faria assume o governo no Rio Grande do Norte. Durante a campanha, a petista quebrou a perna ao cair de um palanque improvisado na carroceria de um caminhão.

Mais votado

O novo governador do Rio de Janeiro foi o mais votado no segundo turno. Sérgio Cabral Filho teve 5.128.881 votos, o que representa 68%.

Veja a lista com os governadores eleitos

AC: Binho Marques (PT)AL: Teotônio Vilela (PSDB)AP: Waldez Góes (PDT)AM: Eduardo Braga (PMDB)BA: Jaques Wagner (PT)CE: Cid Gomes (PSB)DF: José Roberto Arruda(PFL)ES: Paulo Hartung (PMDB)GO: Alcides Rodrigues (PP)MA: Jackson Lago (PDT)MT: Blairo Maggi (PPS)MS: André Puccinelli (PMDB)MG: Aécio Neves (PSDB)PA: Ana Júlia (PT)PB: Cássio Lima (PSDB)PR: Roberto Requião (PMDB)PE: Eduardo Campos (PSB)PI: Wellington Dias (PT)RJ: Sérgio Cabral (PMDB)RN: Wilma de Faria (PSB)RS: Yeda Crusius (PSDB)RO: Ivo Cassol (PPS)RR: Ottomar Pinto(PSDB)SP: José Serra (PSDB)SC: Luiz Henrique (PMDB)SE: Marcelo Déda (PT)TO: Marcelo Miranda (PMDB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]