• Carregando...

As ocorrências de furtos e roubos de veículos caíram 32% no último mês em Londrina, no Norte do Paraná. Os registros de furtos e roubos contra comércio também diminuíram 14% e os homicídios tiveram queda de 42% em relação ao mês anterior. As informações são do comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Carlos Menezes Deliberador, que atribui a diminuição nas estatísticas ao reforço no policiamento. Não foram fornecidos números absolutos.

Há quase um mês, em 4 de julho, os 176 soldados-alunos do 5º BPM – dois abandonaram o curso - começaram fazer rondas a pé pelas ruas da cidade armados de cacetetes. Há sete dias eles passaram a portar revólveres calibre 38. A arma oficial dos policiais militares, as pistolas ponto 40, ainda serão compradas para os soldados-alunos até o final deste ano. Outro reforço são as equipes da Força Especial de Pronto Emprego (Fepe), que realizam operações de abordagens.

"É um resultado muito significativo com um mês de aplicação dos alunos da escola. Os curso de tiro ainda não terminou", disse o comandante. Segundo o tenente Marcelo Israel, instrutor de tiro, a orientação aos soldados-alunos segue três linhas gerais: regras de segurança, precisão e velocidade e emprego judicioso. "Quer dizer que a arma só vai ser empregada em caso extremo, é quando não tem mais negociação. O policial está no estrito cumprimento do dever, em representação ao Estado", explicou o instrutor. Durante o curso os alunos aprendem a manusear revólveres 38, pistolas ponto 40, espingarda calibre 12 e carabinas. Cada aluno faz cerca de 500 disparos no treinamento.

Judiciário

Ontem pela manhã o comandante do 5º BPM recebeu um grupo de juízes e advogados para um café da manhã. Foram explicados dados do funcionamento da corporação e os convidados puderam fazer sugestões. "É uma iniciativa muito oportuna da polícia e mostra que existe uma preocupação do comando em nos dar satisfação", avaliou o juiz eleitoral Mário Nini Azzolini. Semanalmente a Polícia Militar realiza cafés da manhã com diferentes segmentos da sociedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]