• Carregando...
Paula Lima solta a voz na capital, nesta terça | Divulgação/Angélica Fenley Belich Assessoria em Comunicação
Paula Lima solta a voz na capital, nesta terça| Foto: Divulgação/Angélica Fenley Belich Assessoria em Comunicação

Uma pequena fábrica de CDs e DVDs piratas foi fechada em Fazenda Rio Grande, cidade da região metropolitana ao sul de Curitiba. A Polícia Civil apreendeu 3,1 mil DVDs e cerca de mil CDs falsificados, além de 45 mil capas de filmes. Também foram encontrados 18 gravadores de DVD e 11 de CD, três impressoras e outros equipamentos que eram usados para a cópia de produtos originais.

Segundo a polícia, o dono de todo o material era Martinho Oliveira dos Santos. Ele e mais quatro funcionários passavam o dia fabricando cópias de filmes e discos obtidos no Paraguai. "É difícil hoje trazer muita coisa do Paraguai", diz o superintendente da delegacia de Fazenda Rio Grande, Valdir Bicudo. "Por isso eles traziam apenas as matrizes de lá e faziam as cópias aqui."

De acordo com Bicudo, a prisão de Martinho foi resultado de uma investigação que começou nos camelôs que vendem os discos. Perguntando para eles de onde vinha o material, os policiais chegaram a uma videolocadora. Lá, conseguiram a informação sobre o ponto de origem das falsificações. Era uma casa na Rua Malta, no Conjunto Nações 2.

Depois disso, os policiais fizeram uma vigília em frente à casa de Martinho. Ele foi preso quando saía para distribuir o material em seu carro, um Gol. Segundo a polícia, Martinho confessou o crime no depoimento. Ele deverá responder pelo crime de pirataria, previsto em lei, e que pode dar de dois até quatro anos de reclusão. Os funcionários de Martinho estão em liberdade e ainda serão ouvidos pela polícia. Dependendo do grau de envolvimento que for apurado, eles poderão ser processados pelo mesmo crime.

O material apreendido na casa de Martinho está empilhado em um corredor e um banheiro da delegacia. Lá, é possível encontrar de tudo: desde sucessos que ainda nem chegaram às locadoras, como Rocky Balboa, com Silvester Stallone, passando por produções que passaram recentemente nos cinemas, como Dois Filhos de Francisco e Código da Vinci até filmes de pornografia. Há títulos nacionais, estrangeiros, shows de bandas internacionais e CDs de duplas sertanejas. Também foram encontradas 95 fitas-cassete.

Em seu depoimento, Martinho teria afirmado que o equipamento que ele tinha em casa era suficiente para fazer 50 cópias de DVD em poucos minutos. Ele tinha dois gabinetes de computador lotados de drive para gravação de filmes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]