• Carregando...
A plantação de maconha renderia pelo menos 2 toneladas | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
A plantação de maconha renderia pelo menos 2 toneladas| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Policiais civis e guardas municipais iniciaram ontem a remoção de aproximadamente 50 mil pés de maconha plantados em uma chácara localizada na Colônia Murici, área rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana. Inicialmente, a Guarda Mu­­nicipal estimou que havia aproximadamente mil pés de maconha no local.

Segundo o coordenador da Guar­­da Municipal, Aloir de Bar­­ros, cinco policiais civis e 12 guar­­das municipais trabalham desde a manhã de ontem para retirar da plantação com cerca de um hectare (área equivalente a um campo de futebol) que estava no meio da lavoura de milho. Na cultura do fumo, cada hectare plantando no Paraná rende aproximadamente 2 toneladas do produto. A remoção só deve ser concluída hoje.

"O trabalho não é fácil porque é preciso extrair a planta desde a raiz para não deixar nada no solo", comenta Barros. Ele ressaltou a importância de isolar a área para que ninguém, além dos policiais, tenha contato com a droga antes que ela seja incinerada. "Existem pés de 50 centímetros e outros de até 3 metros de altura, então estamos fazendo toda a retirada com a área isolada, antes de começarmos a queima", diz.

Prisões

Ainda de acordo com Barros, além do proprietário da chácara, Antonio Olinek, preso em flagrante na quinta-feira, o irmão dele, Alvaro Olinek, também foi detido no local. Em depoimento, o dono da chácara disse que ganhou as sementes de alguns jovens e que optou por plantá-las, mas não pretendia vender a droga. As plantas serão periciadas pelo Instituto de Criminalística (IC). Na residência também foram encontradas três armas de fogo. Antonio Olinek foi indiciado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]