• Carregando...

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na madrugada de ontem, José Anderson Costa Souza, 28 anos, que transportava cerca de 150 pássaros em uma mala de viagem. Ele estava em um ônibus que fazia a linha Curitiba-São Paulo e foi detido na altura de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (RMC). Pelo menos 70 pássaros já estavam mortos quando a mala foi encontrada. Ontem à tarde, foi preso ainda Pedro de Souza, 59 anos, em Colombo, na RMC, acusado de ter vendido os pássaros. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba.

O delegado Voltaire Garcia desconfia que José Anderson venderia os animais para um aviário no bairro Jardim Boa Vista, em São Paulo. "Ele tinha um folheto do aviário e já comunicamos a polícia paulista", informou o policial civil. "Com ele foram encontradas mais duas passagens de ônibus. Isso indica que ele pode ter vindo para cá e levado mais pássaros nos últimos dias."

O acusado teria confessado que comprou os pássaros de Pedro, que estava em liberdade condicional. Ele foi preso em flagrante no fim do ano passado com cerca de 200 animais. "Ele é um receptador", diz o delegado. "Compra de vários caçadores e quando reúne um bom número manda os animais para São Paulo." José Anderson assinou um termo circunstanciado comprometendo-se a comparecer em uma audiência na Justiça e foi liberado em seguida. Ele pode ser condenado a pagar multa de R$ 500 por cada pássaro apreendido. As aves – pintassilgos e canários-da-terra – foram levados para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]