• Carregando...

Um dia depois da ocupação do Complexo de Manguinhos e da Favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, cerca de 150 policiais militares vasculham e revistam moradores da região em busca de suspeitos, armas, drogas e veículos roubados. Neste domingo (14), durante a operação para ocupar as favelas, Quatro traficantes foram presos. Entre eles está "Marcinho do Faz Quem Quer", chefe do tráfico do morro do Faz Quem Quer, em Rocha Miranda. Ele chegou a trocar tiros com a polícia antes de ser detido.

No primeiro balanço da operação para pacificar as comunidades, a Secretaria de Segurança informou que as polícias Militar e Civil apreenderam uma submetralhadora, dois revólveres, uma pistola e duas granadas. Também foram encontrados 600 trouxinhas e 13 tabletes de maconha, dez quilos de pasta base de cocaína, quatro quilos de cocaína e 106 frascos de cheirinho da Loló. Foram apreendidos dois carros, duas motos e 19 máquinas de caça-níqueis.

Segundo o comandante do Bope, coronel René Alonso, foram apreendidos dez quilos de maconha perto de torres de transmissão de energia em Manguinhos. Policiais do Batalhão de Choque ainda encontraram, em um barraco abandonando, equipamentos hospitalares, como material cirúrgico, bombas de oxigênio e equipamentos para tratar feridos. Segundo os policiais, o local funcionava como uma enfermaria do tráfico. Uma central ilegal de TV a cabo foi desativada pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) no Jacarezinho.

Cinco horas depois da chegada dos policiais às comunidades, o governador Sérgio Cabral disse que a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região será instalada até dezembro e irá beneficiar os moradores de Manguinhos, Varginha e Mandela. Já a Favela do Jacarezinho receberá UPP em janeiro. Enquanto isso, segundo o governador, a polícia continuará ocupando a região. O estado do Rio já conta com 28 UPPs. Veja o mapa das UPPs.

"Não é uma ação temporária, é uma ação de pacificação, que encurrala os criminosos e diminui a força do poder paralelo. A presença das forças de segurança em Manguinhos e no Jacarezinho é definitiva", afirmou Cabral, acrescentando que a região irá receber investimentos para a construção de 9 mil imóveis do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além disso, o governador anunciou a desapropriação da Refinaria de Manguinhos, que irá passar por um processo de descontaminação do solo, para que a região seja utilizada para a população que mora nas comunidades. O investimento previsto é pode chegar a R$ 200 milhões.

Em um vídeo divulgado no Twitter na noite deste domingo, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame informou que a Favela do Rato Molhado, nas proximidades do Complexo de Manguinhos, também será ocupada. Beltrame, entretanto, não forneceu um prazo para a ocupação. De acordo com o coronel Frederico Caldas, relações-públicas da PM, ainda nesta segunda, uma reunião irá definir os detalhes sobre a ocupação no Rato Molhado.

"Hoje vai ser feita uma reunião no Quartel General em que vão ser decididos os detalhes e, certamente, nas próximas horas ou nos próximos dias já estejamos prontos para ocupar", contou o coronel.

Atendendo a um pedido da própria Secretaria de Segurança, os moradores das favelas do Jacarezinho e de Manguinhos colaboram com informações que ajudaram as forças de segurança a localizar suspeitos, drogas e armas nas comunidades. Até as 16 horas deste domingo, o Disque-Denúncia havia recebido 124 ligações com informações sobre esconderijos usados por traficantes.

Segundo o Disque-Denúncia, todas as informações estão sendo encaminhadas em tempo real para os agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) que estão em operação no local. A Secretaria de Segurança voltou a pedir a colaboração de moradores. Quem tiver informações sobre a localização de traficantes, esconderijos de armas e drogas deve ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]