• Carregando...
Carros com placas paraguaias apreendidos em posse de brasileiros em Guaíra | Divulgação Polícia Federal
Carros com placas paraguaias apreendidos em posse de brasileiros em Guaíra| Foto: Divulgação Polícia Federal

Guaíra - Em torno de 70 veículos com placas estrangeiras e que estavam em posse de brasileiros foram apreendidos ontem em Guaíra, fronteira com o Paraguai, durante a Operação Alienígena. Ninguém foi preso, mas os carros lotaram o estacionamento da Delegacia da Polícia Federal (PF) e o pátio da Receita Federal do Brasil. Quem comprovou residência no Paraguai pôde retirar o carro ontem mesmo, mas a maioria continua apreendida.

A operação começou pela manhã e durou todo o dia. Participaram agentes da PF, auditores fiscais da Receita e os soldados do Exército que desenvolvem, desde a semana passada, a Operação Fronteira Sul 2. Segundo o delegado da PF em Guaíra, Érico Saconato, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão de veículos expedidos pela Justiça Federal em Umuarama. Até o fim da tarde, a polícia ainda não havia concluído o balanço com o número exato de apreensões. A PF improvisou até um esquema especial para verificação da documentação dos carros apreendidos e alguns deles pertenciam a taxistas paraguaios que trabalham na fronteira, por isso foram liberados ainda ontem.

Saconato informou que o objetivo da operação foi retirar de circulação os carros comprados por brasileiros no Paraguai e trazidos ao país sem o recolhimento de tributos como o Imposto de Importação. Além disso, o dono do carro adquirido no país vizinho não paga o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), licenciamento, seguro obrigatório e ainda se livra das multas de trânsito, já que as placas estrangeiras impedem o registro e a cobrança das infrações.

A inspetora da Receita Márcia Garcia explica que somente quem tem residência fixa no exterior ou é turista pode circular com carros estrangeiros no Brasil. Mas o que ocorre em Guaíra e algumas cidades da região é que os brasileiros com propriedades no Paraguai e no Brasil usam carros com placas do país vizinho, pois compram o veículo por valor até 50% menor e ainda fogem dos impostos. A liberação dos veículos apreendidos será avaliada caso a caso. Além de provar o recolhimento dos impostos à RF, os donos dos carros terão de responder a inquérito na PF por descaminho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]