• Carregando...
Enem 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro
Polícia Federal investiga vazamento de imagens do caderno de questões do Enem de 5 de novembro.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo / Arquivo

A Polícia Federal (PF) está investigando os responsáveis por oito vazamento de imagens dos cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 durante as provas do primeiro domingo, em 5 de novembro. As imagens foram divulgadas em redes sociais.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a PF fez oitivas com pessoas que cometeram as irregularidades nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Ainda estão sendo feitas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará. Na mesma operação, a PF apreendeu materiais relacionados a tentativas de fraudar o exame em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).

As imagens foram detectadas em monitoramento feito pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As empresas responsáveis pelas redes sociais estão ajudando a rastrear postagens.

Segundo o MEC, para a aplicação do Enem, profissionais de diversas áreas estão atuando de forma integrada para monitorar possíveis ocorrências no armazenamento e na distribuição dos malotes de provas. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), faz a integração entre os órgãos responsáveis.

A operação envolve MEC, Inep, MJSP, PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa (MD), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), guardas municipais, concessionárias de energia, água e telefonia e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]