• Carregando...

Cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira (8), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, acusadas de fazer parte de uma quadrilha especializada em fraudes contra o Ministério da Previdência Social. Os criminosos, segundo a Polícia Federal, causaram prejuízos de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Na operação, denominada 24 de Janeiro, em referência ao Dia do Aposentado, os agentes apreenderam cerca de R$ 40 mil em dinheiro e cheques, além de seis veículos considerados de luxo As detenções ocorrem em regime de prisão temporária, por pelo menos cinco dias, período em que os acusados prestarão depoimentos.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações foram iniciadas há seis meses. Nesse período, foi descoberta a participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na fraude. Ele ajudava os fraudadores a conseguir benefícios como auxílio-doença para segurados que não tinham direito ao recebimento porque tinham parado de contribuir.

A quadrilha alicia os doentes, orientando-os a entrar com o pedido do auxílio, o que, era, negado, automaticamente. Por meio de recolhimentos posteriores e da ajuda do servidor do INSS, a situação do segurado entrava para o sistema como se estivesse regularizada. Os criminosos acompanhavam o beneficiário até o banco e ficavam com parte do dinheiro pago , diz a nota da Polícia Federal. Ou ainda: somente o beneficiário recebia o auxílio e depois repassava quadrilha uma parte.

Ocorreram casos também em que os próprios fraudadores obtiveram os cartões e, de posse deles, conseguiram receber o pagamento direto nos bancos. A quantia era dividida entre os membros da quadrilha, cabendo ao servidor público a maior parte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]