• Carregando...

Curitiba e Cascavel - Num intervalo de dois dias a polícia do Paraná desvendou dois sequestros, um deles em Cascavel, na região Oeste do estado, e outro em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Em um deles a vítima foi o dono de supermercados; no outro, o filho do proprietário de outra rede de supermercados. No primeiro caso solucionado, um empresário de 83 anos que havia sido sequestrado em Itararé, interior de São Paulo, foi libertado pela polícia anteontem à noite de um cativeiro em Fazenda Rio Grande.

Quatro pessoas que estavam no local foram presas. Gumercindo Ferreira Santos estava desaparecido desde o dia 27 de agosto quando foi levado por bandidos em um carro. O resgate ocorreu por volta das 19 horas e contou com a participação de investigadores do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especiais (Tigre), da Polícia Civil do Paraná, além de agentes da Polícia Civil paulista. De acordo com um investigador envolvido na operação, que não quis ser identificado, embora Santos não estivesse ferido, ele estava bastante debilitado.

"Ele tem mais de 80 anos e estava em um quarto pequeno com pouca comida", relatou. No mesmo imóvel, a polícia encontrou várias armas, joias e até coletes com emblema da Polícia Federal (PF). Ainda segundo o investigador, não houve reação por parte dos presos. "Chegamos de surpresa, ninguém imaginava que encontraríamos o local", disse. O policial não informou detalhes da investigação que levou ao cativeiro. De acordo com ele, 25 policiais estiveram envolvidos na operação.

Após passar por exames em um hospital local e ser liberado, Santos prestou depoimento ao Grupo Tigre e seguiu para Itararé, que fica próximo da divisa de São Paulo com o Paraná. O empresário foi levado por familiares que moram na região de Curitiba, sob escolta de policiais. A ação da Polícia Civil paranaense terminou por volta das 4 horas de ontem, com o retorno dos investigadores a Curitiba.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), foram presos Valmir da Cruz, 44 anos, suspeito de ser o líder do grupo, Bruno Godoy Dodta, 23, Luiz Gustavo Munhoz Zonatto, 21, além de uma adolescente de 17 anos.

Segundo informações do jornal Folha do Sul, do interior paulista, Santos foi sequestrado na ma­­nhã de quinta-feira em sua casa. Quatro homens e uma mu­­lher teriam levado o empresário em um Astra prata com placa de Curitiba, depois de render o vigia. Santos é proprietário da Rádio Clube de Itararé e há um ano havia vendido a rede de supermercados Cofesa. Atualmente possui negócios em Itapeva, Itapetininga e é dono do Supermercado G, no Jardim Social, em Curitiba.

Outro caso

Em Cascavel, cinco pessoas que participaram de um sequestro fo­ram presas no final da tarde de ontem. O bando sequestrou o fi­­lho de um empresário proprietário de uma rede de supermercados na cidade por volta das 22 horas de terça-feira. A criança, de 9 anos, foi abordada quando os pais chegavam em casa e levada pelos bandidos na caminhonete da família.

De acordo com o tenente-coronel Celso Luiz Borges, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), a caminhonete foi encontrada abandonada uma hora depois. As investigações envolveram ainda as polícias Civil e Rodoviária Federal. "Logo após o sequestro começamos a fazer o trabalho de investigação e hoje (ontem) pela manhã levantamos alguns indícios sobre o local do cativeiro", disse.

Durante o dia, a família recebeu vários telefonemas dos bandidos que exigiam R$ 500 mil para libertar a criança. O resgate não chegou a ser pago. O cativeiro foi localizado perto do distrito de Juvinópolis. Segundo a polícia, os marginais estavam com a criança em um barraco de lona. Usaram armas de brinquedo para praticar o crime. Os cinco envolvidos, entre eles uma mulher, são moradores de Cascavel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]