Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Polícia prende 10 pessoas por estelionato e roubo de cargas em Curitiba

Quadrilha não realizava assaltos, mas pagava os motoristas para conseguir a carga desejada. Depois, um boletim de ocorrência mentiroso era registrado nas delegacias

Alguns dos objetos que foram encontrados com os suspeitos. Ao todo, dez pessoas foram presas | Adriano Ribeiro / Gazeta do Povo
Alguns dos objetos que foram encontrados com os suspeitos. Ao todo, dez pessoas foram presas (Foto: Adriano Ribeiro / Gazeta do Povo)
Armas de fogo e munições também foram localizadas com o grupo |

1 de 2

Armas de fogo e munições também foram localizadas com o grupo

Na foto, cinco das dez pessoas detidas pela polícia |

2 de 2

Na foto, cinco das dez pessoas detidas pela polícia

Dez pessoas acusadas de envolvimento com os crimes de estelionato e roubo de cargas foram apresentadas pela polícia na tarde desta terça-feira (8) em Curitiba. Além do Paraná, a quadrilha também estaria agindo nos estados de Santa Catarina e São Paulo. O prejuízo causado pelos suspeitos pode ser superior a R$ 1 milhão.

De acordo com informações da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC), um dos esquemas irregulares coordenados pelo grupo contava com a participação de alguns funcionários de transportadoras. "Para conseguirem ficar com determinada carga, eles ofereciam dinheiro para os motoristas das empresas que estavam carregando os produtos. Depois, os condutores iam até as delegacias e registravam um boletim de ocorrência alegando que haviam sido roubados", explica o delegado chefe da DEDC, Itiro Hashitani. Segundo as autoridades, uma das pessoas presas era especializada em desligar os equipamentos de rastreamento instalados nos caminhões levados pela quadrilha.

A polícia também identificou outro golpe aplicado pela quadrilha em que instituições financeiras eram prejudicadas. "Os estelionatários abriam empresas em nome de laranjas e depois solicitavam diversos empréstimos que nunca eram pagos", conta o delegado.

Depois de três meses de investigação, a polícia deflagrou na segunda-feira (7) a Operação Carga Pesada, que deteve dez pessoas suspeitas de participar dos esquemas ilegais. Três prisões foram realizadas em Curitiba e as outras ocorreram em cinco cidades de Santa Catarina: Itajaí, Piçarras, Ibirama, Barra Velha e Indaial. Entre os detidos, estão quatro motoristas que teriam sido pagos pela quadrilha para liberar a carga que transportavam.

Além de realizar as prisões, a polícia apreendeu com os suspeitos duas pistolas calibre 380, cinco caminhões, três caminhonetes, uma carga de 15 toneladas de ferro, rádios comunicadores, computadores e material utilizado para falsificar documentos.

As dez pessoas presas foram autuadas por estelionato, receptação e formação de quadrilha. Os nove homens detidos serão encaminhados ao Centro de Triagem II, em Piraquara, na região metropolitana. Já a mulher que foi presa será levada para o Centro de Triagem I, em Curitiba. As investigações continuam para identificar mais pessoas envolvidas com o grupo e também outros crimes que a quadrilha pode ter cometido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.