• Carregando...

A descoberta de um caminhão roubado na madrugada de ontem, carregado com filmes fotográficos, levou policiais militares a desarticular uma quadrilha interestadual de ladrões de carga. Oito pessoas foram presas, no início da manhã, em uma oficina mecânica no bairro Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. "Ainda não podemos precisar quantos roubos eles já praticaram e quantas vítimas fizeram. Eles também deviam atuar em São Paulo e Rio Grande do Sul, já que eles têm passagens nesses estados", afirma o superintendente da delegacia de São José dos Pinhais, Altair Ferreira.

Os policiais encontraram o caminhão depois que o motorista conseguiu chegar ao quartel da Polícia Militar, em Piraquara. Segundo os relatos do motorista, quando ele fazia o percurso São Paulo – Curitiba, e aproximava-se da Represa do Capivari, na BR-116, ainda no estado de São Paulo, um furgão atravessou sua frente e fez com que parasse o caminhão. Rendido por dois homens armados que desembarcaram do veículo, o motorista foi obrigado a entrar em um automóvel Tempra. Depois de ser levado para outro lugar, foi abandonado e amarrado no meio de um matagal. Após conseguir se soltar, ele procurou a polícia.

Com as informações da vítima, policiais do Regimento de Polícia Montada e do 17.º Batalhão iniciaram patrulhamento na região de São José dos Pinhais. De acordo com o cabo Júlio Cezar Bales, a carreta descrita pelo motorista foi localizada dentro de uma oficina mecânica. Enquanto tentavam desprender o carregamento e o cavalo do caminhão, os acusados foram surpreendidos pelos policiais. Naquele momento, o bando já tinha retirado o sistema de monitoramento do veículo. Além das oito prisões, foram apreendidos o Tempra e duas armas. O caminhão e o carregamento foram entregues à empresa.

Todos os detidos foram encaminhados para a delegacia de São José dos Pinhais, onde devem ser reconhecidos por outras vítimas. A atuação do bando dependia da mercadoria carregada. Geralmente, os caminhões interceptados transportam produtos mais caros. O carregamento recuperado pela polícia foi avaliado em R$ 230 mil. Agora, a polícia investiga em que locais essa mercadoria seria distribuída.

Foram detidos Paulo Alves Heinebueg, 40 anos, e Alex Douglas Pires, 23 anos, reconhecidos pelo motorista como os homens que o renderam na rodovia, além de Vanderlei Ferreira, 22 anos, José Maria Nilo dos Santos, 53 anos, José Carlos Soares de Oliveira, 24 anos, Glauber Ricardo Coghetto, 36 anos, e Gilberto Soares de Oliveira, 24 anos. Ainda foi preso o dono da oficina Cláudio José Pereira, que alega não fazer parte do esquema e apenas ter alugado o local por R$ 3 mil como garagem para o caminhão por algumas horas. Cinco vieram de São Paulo, dois são do Parará e um é gaúcho.

Pelo menos a metade dos presos já tem passagem na polícia. A ficha criminal que mais chamou a atenção dos policiais foi a de Nilo dos Santos. Envolvido em crimes de roubo e tráfico de drogas desde 1974, já teve sete mandados de prisão expedidos contra ele nas cidades paulistas de Vinhedo, Laranjal Paulista, Cajamar, Osasco, Carapicuíba e São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]