• Carregando...
Policiais nas ruas de Curitiba neste sábado (9): terceira edição da Operação Nhapecani | Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Policiais nas ruas de Curitiba neste sábado (9): terceira edição da Operação Nhapecani| Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Polícia Militar do Paraná deflagrou, na manhã deste sábado (9) a terceira edição da Operação Nhapecani, que tem o objetivo de combater crimes contra a vida, como homicídios, e contra o patrimônio. Cerca de seis mil agentes, sendo 5,2 mil policiais militares, participam da ação. A previsão é que sejam feitos 500 pontos de bloqueios para fiscalização de veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais.

Além dos policiais militares, participam da operação 370 policiais civis, 60 policiais federais, 234 rodoviários federais, além de 70 integrantes da Receita Federal. O trabalho é feito com o uso de novas viaturas e a participação de policiais militares formados recentemente. No total, devem ser utilizadas 1,5 mil viaturas.

Segundo a Polícia Militar, dos 500 bloqueios previstos, 200 se concentram em pontos de Curitiba e região metropolitana, onde atuam 1,5 mil policiais militares.

Ainda de acordo com a PM, o objetivo da operação é reduzir a incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), assim como os casos de roubos e furtos contra veículos e estabelecimentos. A corporação também informa que busca reduzir o número de armas ilegais em circulação.

O balanço com os números da operação realizada no fim de semana deve ser divulgado somente na segunda-feira (11), informou a PM.

Histórico da operação

A última Operação Nhapecani, nome que denomina o falcão presente no escudo de armas do Paraná, realizada entre a última quarta-feira (6) e quinta-feira (7), resultou na apreensão de 45 adolescentes, além de 145 detenções. Na ocasião, quase 40 mil pessoas foram abordadas e 24 mil veículos foram vistoriados em pouco mais de 24 horas. Desse total, 518 veículos foram apreendidos ou recuperados.

Em dezembro de 2012, na primeira edição da operação, 36 mil pessoas foram abordadas. No total, 188 foram detidas ou apreendidas. Os agentes vistoriaram mais de 22,8 mil veículos. Destes, 614 foram apreendidos ou recuperados. Drogas também foram encontradas: 51,5 kg de maconha e 4.227 pedras de crack. A polícia recuperou ainda 30 armas de fogo e 512 munições de diversos calibres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]