• Carregando...

Um termo de cooperação técnica assinado ontem entre o go­­verno do Paraná e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) permite que os dados do recadastramento biométrico dos eleitores de Curitiba sejam utilizados para a futura emissão do Registro de Identificação Civil (RIC). Para ajudar no processo de coleta de dados, a Secretaria de Estado de Se­­gu­­rança Pública (Sesp) vai ceder 80 funcionários entre os meses de novembro e dezembro.

Ainda não há previsão para a implantação do RIC no Paraná, que será feita pelo Instituto de Identificação do Estado. O governador Beto Richa acredita que o PR pode ser um dos pioneiros na utilização do documento único. "Fizemos o pleito junto ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo", afirma.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o estado tem de prover as ferramentas técnicas, o que inclui o cadastro biométrico. "O Paraná está pronto para fazer o RIC. O recadastramento biométrico ajuda nisto. As pessoas que já fizeram o cadastro poderão ser as primeiras a pleitear o novo documento", diz.

O presidente do TRE-PR, de­­sembargador Irajá Prestes Mat­­tar, destaca a importância da assistência do governo na reta final do recadastramento, que vai até o dia 20 de janeiro de 2012. "O brasileiro geralmente deixa tudo para a última hora, então estamos no preparando para não sermos sobrecarregados. Recebemos mais 35 máquinas e precisamos de mais atendentes. É com essa preocupação que a Sesp está nos autorizando a utilizar esses 80 funcionários", afirma. O secretário informa que 40 funcionários darão apoio ao TRE no mês de novembro e mais 40 no mês de dezembro. Entre eles estarão bombeiros da Polícia Militar e papiloscopistas do quadro da Polícia Civil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]