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Confira na íntegra a nota oficial divulgada pela PM nesta quinta-feira

"A Polícia Militar do Paraná informa que o problema técnico detectado na Central 190 /193 (telefones de emergência para acesso à Polícia Militar) já está sendo solucionado por uma equipe especializada e que os serviços devem voltar a sua regularidade em breve.

No momento em que ocorreu o problema, na noite de 25 de outubro, imediatamente entrou em operação um sistema reserva (alternativo) permitindo o acesso da população aos serviços da corporação. Em razão de o sistema reserva ser analógico, os serviços tornam-se mais lentos, com capacidade de atendimento um pouco menor, se comparado com o sistema titular (digital). Portanto, a Polícia Militar anuncia que em casos de ligação não completada, o usuário deve discar novamente.

A PMPR lembra ainda que o acesso às equipes policiais pode também ser feito por meio dos telefones do Projeto Povo (telefone celular que fica com as equipes de rua), cujos números podem ser obtidos no site www.policiamilitar.pr.gov.br, no link à esquerda "Projeto Povo".

O Comando Regional de Polícia Militar - Capital e RMC (CRPM) determinou o reforço de policiamento, aumentando o número de viaturas em circulação e a intensificação das operações policiais, visando aumentar a presença policial nas ruas durante este período.

A PMPR também solicita aos cidadãos que antes de acionarem o sistema 190 / 193, analisem criteriosamente a situação a ser repassada, para que não haja congestionamento nas linhas de emergência policial e de bombeiros, tendo em vista, que muitos casos direcionados à Polícia Militar deveriam ser solicitados a outros órgãos públicos. A coleta de lixo, que por vezes é pedida erroneamente para o serviço de atendimento 190, por exemplo, é responsabilidade da Prefeitura de Curitiba, cujo número é 156."

Os problemas com as centrais de atendimento de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros - 190 e 193, respectivamente, persistem pelo terceiro dia consecutivo e não há previsão de quando serão solucionados. Por esse motivo, o policiamento nas ruas de Curitiba e região metropolitana foi reforçado, segundo informou a assessoria de imprensa da PM, por meio de uma nota, nesta quinta-feira (28).

Segundo o órgão, houve reforço no número veículos circulando nas ruas e também aumentou o número de operações policiais.

A assessoria de imprensa da PM se manifestou sobre o caso apenas por meio de nota oficial. Não foi informado qual é o efetivo que reforça o policiamento nas ruas.

A PM afirmou que o problema nas centrais de emergência será solucionado em breve, porém essa informação vem sendo passada desde terça-feira (26).

As ligações para as centrais de atendimento de emergência 190 e 193 não estavam sendo completadas na manhã desta quinta-feira (28). Na tarde desta quinta, o sistema oscilava e o atendimento demorava em média qutro minutos para se completar. As centrais de atendimento estão instáveis desde a noite de segunda-feira (25) e desde essa data técnicos trabalham para resolver o problema.

A reportagem tentou o contato com o 190, da PM, cinco vezes nesta manhã - às 10h53, 10h56, 11h10, 11h25 e 11h27 – e nenhuma delas foi atendida. As ligações caíram depois de aproximadamente dois minutos de espera na linha.

O mesmo problema ocorreu com o 193, do Corpo de Bombeiros. Foram feitas cinco ligações entre 11 horas e 11h30 e nenhuma foi atendida. A ligação caiu em todas as tentativas após um minuto.

A orientação da PM é para que a população disque novamente para os telefones de emergência quando não conseguir contato. As centrais de atendimento estão instáveis desde a noite de segunda-feira (25). A explicação do órgão é de que o atendimento demora porque a corporação optou por transferir a operação dos telefones de emergência a um sistema analógico quando o problema foi detectado.

O contato com as equipes policiais também pode ser feito por meio dos telefones do Projeto Povo (telefone celular que fica com as equipes de rua), cujos números podem ser obtidos no site www.policiamilitar.pr.gov.br

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