• Carregando...

A região dos Campos Gerais – sede do primeiro encontro do Fórum Futuro 10 Paraná – deverá ser um importante pólo irradiador de conhecimento nos próximos dez anos. A preocupação com a capacitação profissional contínua, conjugada com o desenvolvimento tecnológico, foram os aspectos mais relevantes identificados durante as discussões em Ponta Grossa, no dia 7 de julho. Todas as idéias que surgiram nos debates entre as cerca de 550 lideranças, de 55 cidades da região, foram compiladas em um relatório, divulgado na semana passada. Documento similar sobre o encontro de Londrina deve ser formulado nos próximos dias.

Em cerca de 80% dos temas tratados no debate de Ponta Grossa foram constatadas referências em relação à educação voltada para a formação do cidadão, que trata de assuntos como valores, cidadania, ética e consciência ambiental. "A região dos Campos Gerais terá um papel importante na transformação do estado por meio do aprendizado. A região vai ensinar o Paraná a aprender melhor", analisa Ilma Barros, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e coordenadora de Metodologia e Conteúdo do fórum.

Outro aspecto ressaltado pelas lideranças dos Campos Gerais é decorrência da capacitação contínua. O potencial tecnológico aparece como fator fundamental para o desenvolvimento social e econômico da região. Mas para que esse potencial se torne realidade, os investimentos na área de educação e pesquisa precisam ser priorizados. O avanço tecnológico foi ressaltado, principalmente, nos grupos de trabalho dos temas voltados à indústria e economia. Para a consolidação desse potencial na próxima década, foram estabelecidos três pilares: o aprimoramento do nível tecnológico aplicado ao agronegócio; a ampliação do acesso das pessoas à cultura e educação, e a democratização da tecnologia.

Futuro ideal

Os projetos propostos pelas lideranças visam, em maior ou menor grau, à melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na região. Na construção desse futuro idealizado pelas lideranças dos Campos Gerais, deverá ser implementado um planejamento urbano que privilegie a qualidade de vida e um parque tecnológico inovador, que se reverterá numa renda maior da população e menores índices de desemprego.

Os esforços para transformar os sonhos vislumbrados pelas lideranças em realidade envolvem ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil organizada. Uma condição fundamental estabelecida pelas lideranças é de que os resultados positivos precisam atingir toda a população, não somente uma elite. "A integração plena do poder público com a sociedade e iniciativa privada de contribuir para uma melhor distribuição de renda, para a profisisonalização, para uma sociedade mais justa e igualitária e para o desenvolvimento econômico da região", estabelece o relatório do fórum de Ponta Grossa.

Esse aspecto voltado para o aprendizado e qualidade de vida da Região dos Campos Gerais contrasta com um característica percebida durante a etapa de Londrina, realizada na última quarta-feira. "As lideranças do Norte mostraram uma preocupação mais voltada pra ações concretas, em fazer acontecer", diz Ilma. Essas diferenças são importantes e muito saudáveis, segundo a coordenadora, pois são pontos fortes que se complementam. "A conjunção desses potenciais diferentes resulta no aumento da força do estado."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]