• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A canaleta do "Expresso" da Avenida Sete de Setembro, vista assim sem trânsito, deixa claro o quanto as revitalizações que estão sendo feitas em outras ruas são necessárias. Veja quantos postes e hastes de iluminação e de semáforos! Os mais otimistas, porém, dirão que pelo menos os sinaleiros estão sincronizados, a julgar pelo vermelho presente em três deles.

Devia ser sempre Natal

"As campanhas tipo ‘Natal sem fome’ têm seus méritos, é certo, assim como aquela escolha de uma cartinha nos Correios para presentear alguma criança carente. O problema é que, principalmente no caso dos presentes pelo Correio, a pessoa que dá o presente se sente desobrigada de continuar os contatos. E Natal deveria ser alguma coisa permanente. Que tal adotar essa criança que você presenteou e continuar dando assistência nos outros períodos do ano?"

Jussara, 48 anos, costureira moradora em São José dos Pinhais.

Um ato criminoso

Dia desses, alguém de muito mau coração passou na frente do Shopping Estação e, abrindo rapidamente a porta do carro, jogou para fora uma cadela vira-latas prestes a dar à luz. O animal, coitado, procurou rapidamente um lugar para ter os filhotes, e escolheu um recanto no prédio adminis­trativo da UFPR que fica nos fundos do estacionamento do shopping. Agora, as funcio­nárias do local estão alimen­tando os bichinhos. Elas esperam que uma das ONGs de proteção animal da cidade receba a família e prepare para a adoção. Mas adoção responsável.

As renas do Papai Noel

Por aqui as renas não têm o apelo natalino que existe nos Estados Unidos, por exemplo. Lá, quase todos sabem os no­­mes dos nove animais, que por sinal são do gênero dos ruminantes. Rudolph é a mais famosa delas, e teria entrado na "equipe" porque tinha o nariz vermelho e brilhante, o que lhe dava a capacidade de guiar as demais em meio a uma eventual tempestade de neve. Mas o comércio brasilei­ro não deixa por menos e nos entope de musiquinhas, ho-ho-hos, chaminés, árvores enfeitadas, neve falsa e até mesmo trenós... e renas.

Shopping no terminal

Não dá para dizer que é um shopping daqueles, limpinhos e com lojas de ponta, o Terminal de Passageiros de Pinhais abriga um conjunto de lojas bem variado, segundo uma usuária de outro estado. Foi lá, por exemplo, que ela conseguiu tirar um extrato de sua conta de celular e mudar o endereço para receber as correspondências. Como os terminais de ônibus são locais de grande circulação de pessoas, é de estranhar que os outros ainda não tenham criado mais espaços comerciais.

Capital do Natal

Curitiba será mais uma vez a capital do Natal. A novidade deste ano será a Galeria de Luz, que iluminará o calçadão da Rua 15 de Novembro, entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano. A galeria, concebida pela companhia italiana de entretenimento Studio Festi, é formada por uma sucessão de arcos e portais feitos com 130 mil pequenas lâmpadas coloridas. Ela será acesa em uma grande festa popular, no dia 1.º de dezembro, às 20 horas. E a Rua 15 de Novembro se transformará em um grande circuito de espetáculos e atrações natalinos.

Cola pode dar câncer

A inalação da cola de sapateiro pode causar a Síndrome Mie­lo­displásica e posteriormente evoluir para Leucemia Mielói­de Aguda". O alerta é da Dra. Rosane Isabel Bittencourt, hematologista e coordenadora de Programa de Mieloma Múl­tiplo e Transplante Autólogo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS). O Rio Gran­d­­e do Sul tem um dos maiores polos calçadista do Brasil, atividade que usa produtos à base de cola. Ou seja, cheirar cola não funciona apenas como um agente de entorpeci­mento e gratificação. Provoca câncer também.

* * * *

"O problema das pessoas que não têm defeitos é que, com certeza, têm virtudes terríveis."

Elizabeth Taylor, atriz americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]