• Carregando...

É difícil de acreditar que ainda existam criadores de pombos-correio, principalmente numa época em que a facilidade na comunicação e a rapidez com que as informações chegam até ao cotidiano das pessoas façam duvidar de que essas aves já tiveram papel importante no desenvolvimento da humanidade.

Mas não é o que pensa o empresário Edson Rodrigues do Nascimento, 41 anos, que desde a infância tem verdadeiro fascínio pelo comportamento e desempenho dessas pequenas aves. Em sua residência, em Ibaiti, no Norte Pioneiro, ele cria cerca de 80 pombos-correio simplesmente por hobby. "Sou fascinado por eles", diz.

O pombo-correio já não é utilizado para o envio de mensagens como na Antiguidade, mas ainda assim a criação dessas aves tem aficionados em várias partes do Brasil. Há até uma associação nacional que organiza campeonatos e apresentações. Nascimento viaja, participa de exposições e chega a enviar suas aves por aviões para que sejam conhecidas em outras regiões.

A paixão do empresário pelos pombos começou ainda na infância, vivida no interior de Minas Gerais, quando era vizinho de um criador. "Vivia atirando pelotas de barro no bichinho. Um dia ele me explicou que essas aves tinham uma inteligência semelhante à do homem e um senso de localização capaz de voltar para casa mesmo estando a milhares de quilômetros", conta.

Em seu pombal, construído no quintal da residência, ele mantém uma estrutura adequada para que as aves possam se desenvolver. Além de alimentação balanceada, os pombos de Nascimento têm até local próprio para tomar banho com produtos especiais. Todos os dias, eles são soltos para treinamento e, ao retornarem, encontram o pombal limpo.

Aprimoramento

O empresário compra matrizes em leilões e exposições para poder melhorar a linhagem dos animais e faz treinamentos para selecionar qual será um legítimo representante da raça. "Alguns são preguiçosos, não gostam de voar por muito tempo. Outros desenvolvem uma massa muscular própria para vôos longos e podem ser utilizados em demonstrações e campeonatos", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]