• Carregando...

A comerciante Clari Terezinha Amann, 31 anos, não tinha condições de pagar um psicólogo particular para solucionar as dificuldades de aprendizado de sua filha Isabella. A menina de oito anos já havia passado para a segunda série, mas mesmo assim ainda não sabia ler. "Cada sessão custava R$ 90", lembra. No entanto, em 40 dias, Isabella aprendeu a ler sem que Clari desembolsasse um centavo, graças ao Centro Psicológico do Centro Universitário Positivo (UnicenP). Recorrendo ao trabalho de acadêmicos universitários, a população tem acesso a clínicas, escritórios-modelo e projetos voltados à população em geral – serviços que muitas vezes absorvem a demanda que o sistema público não consegue atender.

Só a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) atendeu mais de 300 mil pessoas em 2005, por meio dos programas destinados à comunidade. Na área de saúde, os alunos da PUCPR, com supervisão dos professores, atendem o público nas clínicas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia, no Centro de Saúde e no Hospital Cajuru. A universidade também criou o Programa Ação Comunitária e Ambiental (ProAção), um núcleo que realiza atividades de extensão nas áreas de desenvolvimento, educação, meio ambiente, saneamento e saúde. Neste caso específico, apenas a comunidade carente pode usufruir dos serviços. Além de Curitiba, o programa é oferecido em Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Paranaguá, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

A PUCPR foi a primeira universidade do país a exigir o trabalho comunitário na grade dos cursos. O acadêmico precisa cumprir 32 horas dentro de um dos seis projetos comunitários desenvolvidos pela instituição, e são 4 mil alunos atuando anualmente na comunidade. Pelo menos 45 instituições já se beneficiaram com as ações educativas. "Brincamos aqui dizendo que, além de profissional, nosso aluno sai com o título de boa gente", conta a coordenadora do Departamento de Ação Social, Arlete Dias.

Na maioria dos casos, as instituições oferecem os serviços gratuitamente. As vagas são distribuídas conforme a ordem de procura ou de acordo com o interesse acadêmico sobre o caso, sem distinção de paciente por classe social. Quando o serviço é cobrado, o valor é suficiente apenas para subsidiar o material utilizado no atendimento. Ainda assim, o custo compensa. De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jaime Bordini Júnior, o implante de uma prótese de porcelana na Clínica de Odontologia, por exemplo, pode sair 73% mais barato que o preço de mercado.

A fila de espera, no entanto, é bastante comum nos atendimentos prestados nas áreas de saúde. Na Clínica de Fisioterapia da Universidade Tuiuti, a espera pode durar mais de um mês, dependendo da especialidade. De acordo com a responsável técnica pela clínica, Regina Camargo Ferrari, a maior demanda é por tratamento neurológico. Também são ofertadas outras quatro especialidades e atendimento no Centro de Reabilitação Sydnei Antonio, para portadores de necessidades especiais; no Laboratório de Aprendizagem, para atender crianças de 3 a 6 anos de idade; e nas clínicas de Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.

A Uniandrade realiza projetos de controle sanitário, conscientização ambiental e acompanhamento nutricional de comunidades carentes, entre outros. Além disso, mantém clínicas de Fisioterapia e Nutrição e Núcleos de Práticas Jurídicas, uma empresa júnior de Administração e a oficina de verão Unibeach, desenvolvida pelo curso de Educação Física.

Além da Clínica de Odontologia, a UFPR também atende por meio da Clínica de Psicologia Aplicada e do Centro de Educação Física. O projeto "Solo Planta" mantém um escritório de atendimento a produtores e realiza cursos e eventos sobre manejo, fertilidade, conservação de solos e nutrição de plantas.

No UnicenP, são dez escritórios-modelo, entre clínicas, farmácia, agências de publicidade e centro esportivo. O Núcleo de Prática Jurídica já atendeu mais de 1.500 pessoas desde 2003 e a Clínica Odontológica, mais de 5 mil pacientes desde 2002. Entre os projetos mais procurados pela comunidade estão o Programa Futebol Total UnicenP e as atividades fisioterapêuticas no pré e pós-natal, na Clínica de Fisioterapia. O UnicenP também presta atendimento nas áreas de Nutrição, Farmácia, Publicidade, Arquitetura e Desenho Industrial.

- As informações sobre os serviços podem ser obtidas nos sites das instituições: www.ufpr.br, www.unicenp.edu.br e www.uniandrade.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]