• Carregando...
Idosos e crianças devem redobrar os cuidados com a saúde | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Idosos e crianças devem redobrar os cuidados com a saúde| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O tempo segue bastante seco em todo o Paraná e as consequências já podem ser sentidas pela população. Na tarde de ontem, a umidade relativa do ar chegou a 20% na região Norte, com valores mais baixos registrados na cidade de Cianorte, índice considerado um estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por ser prejudicial à saúde. Em Curitiba, o número ficou próximo aos 30%, porcentual avaliado pela OMS como grau de atenção.

Segundo o Instituto Tecno-lógico Simepar, a baixa umidade relativa do ar é explicada por uma massa de ar quente e seco, que causa um "bloqueio atmosférico" e impede a formação de nuvens de chuva e a entrada de uma frente fria no Paraná.

A previsão é de que o tempo permaneça quente e seco até o final da semana, com temperaturas elevadas e sol forte em todo o estado. Para domingo, há a possibilidade de chuvas isoladas na divisa entre o Paraná e Santa Catarina.

A alta nas temperaturas e os índices baixos de umidade aumentam o risco de doenças respiratórias e a sensação de ressecamento do nariz e da garganta, irritação na região dos olhos e dores de cabeça. A orientação é que a população redobre alguns cuidados com a alimentação e com a hidratação do corpo, principalmente crianças e idosos. Evite também ambientes com pouca circulação de ar e a prática de exercícios físicos entre as 10 e 16 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]