• Carregando...

A aproximação entre a população e as forças de segurança ajuda a resolver um impasse estatístico gerado pela falta de denúncias. Muitas vezes os moradores ficam descrentes em relação à eficiência da polícia e acabam não reportando os crimes às autoridades. No bairro Água Verde, o Conseg passou a utilizar mídias sociais para dialogar com os moradores e criou um canal para a informação de roubos e assaltos. Os dados são repassados para a polícia. "De forma geral, as pessoas não se sentem bem no ambiente da delegacia. Conse­­guimos criar um vínculo entre a vizinhança", comemora José Gil de Almeida, presidente do Conseg Água Verde.

O capitão da PM Luiz Fer­­­nan­­do de Barros afirma que na região central, além de disponibilizar um telefone direto, a corporação também faz atendimentos por e-mails. "A polícia não pode estar em cada esquina, mas há um morador em cada quadra que pode nos ajudar."

Em todas as cidades do estado existe o canal de denúncias conhecido como Narco­de­­núncia, que recebe informações pelo telefone 181, sobre tráfico de drogas e roubos. Outro canal é o 197, que em qualquer cidade cai diretamente na delegacia do município. Nessas duas plataformas, as pessoas não precisam se identificar. O Narcodenúncia, por exemplo, já recebeu, desde 2003, 203.278 notificações de cidadãos sobre o narcotráfico, o que equivale a 72 comunicados por dia, em média.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]