• Carregando...

Atividades marcam o Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 12 de março

Quem passar pela Praça Rui Barbosa, em Curitiba, desta terça-feira (10) até sexta-feira (13), poderá fazer exame gratuito para diagnosticar problemas renais. A ação é organizada pela Fundação Pró-renal e faz parte das atividades do Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 12 de março.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, o coordenador da campanha, José Eduardo Carvalho, disse que o diagnóstico precoce é importante porque a doença renal é silenciosa. "Quando apresenta sintomas já está em estágio muito avançado e o paciente terá que se submeter a diálise ou transplante", explicou. De acordo com carvalho, se a doença for descoberta no início, o médico nefrologista pode administrar um tratamento ao paciente que vai lhe oferecer uma vida normal. Pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes estão mais propensas a sofrer problemas renais.

Os exames de urina para verificar o funcionamento dos rins estão sendo feitos das 9h às 17h. Quem for até o local também vai passar por uma avaliação da pressão arterial. "O resultado sai na hora e a pessoa é orientada como deve proceder", afirmou o coordenador da campanha. Campo Mourão

Em Campo Mourão, região Centro-Oeste do estado, também haverá campanha de orientação e prevenção das doenças renais. Entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12) será montado um estande no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da cidade. Servidores e alunos do Campus poderão verificar sua pressão arterial no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]