• Carregando...

As vítimas da tempestade de granizo que atingiu mais de 3 mil casas em nove cidades da região metropolitana de Curitiba e litoral paranaense há quatro dias ainda enfrentam as consequências do fenômeno, segundo o último levantamento da Defesa Civil estadual. As aulas em duas escolas estaduais de Tijucas do Sul, que deveriam ter recomeçado após o período de férias, na última segunda-feira, só deverão ser retomadas amanhã. Pelo menos 1.614 alunos estão sem aulas.

Segundo a inspetora da Escola Estadual Professor Francisco Manoel de Lima Camargo, Rosenalva dos Anjos Santana, a decisão de adiar o início das aulas foi tomada porque parte dos estudantes tiveram suas casas destelhadas e estão ajudando suas famílias na recuperação ou então porque moram na zona rural e não conseguem chegar à cidade devido às condições das estradas, que ficaram intransitáveis depois da chuva. Além disso, de acordo ela, professores e estudantes que não tiveram suas residências atingidas estão ajudando as comunidades afetadas, numa mobilização organizada pela prefeitura. As escolas da rede pública estão servindo como postos de atendimento para distribuição de refeições.

Em Guaratuba, onde mais de 2,5 mil moradias e estabelecimentos comerciais foram atingidos, as famílias precisam de comida, roupas, cobertores, colchões e móveis. As doações que chegaram até a cidade não foram suficientes para atender as vítimas.

Outra consequência da chuva foi o destelhamento da Estação Ferroviária de Paranaguá, tombada pelo Patrimônico Histórico da União, que precisou ser interditada. A Serra Verde Express, concessionária autorizada a realizar o passeio de trem de Curitiba a Paranaguá, informa que o percurso está temporariamente limitado até Morretes.

De acordo com o gerente administrativo da empresa, Maurício Pinheiro, um engenheiro da prefeitura de Paranaguá esteve ontem no local para realizar uma avaliação do que precisa ser feito para recuperar a cobertura. Como se trata de um patrimônio histórico, o conserto precisa ser aprovado pela Rede Ferroviária. Segundo Pinheiro, a Serra Verde está tentando marcar uma audiência para a próxima semana com o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, para definir a reconstrução do telhado. A Estação ficará fechada ao público até oferecer plenas condições de operação. "Queremos resolver o problema o quanto antes", afirma Pinheiro. A previsão para que a estação volte a receber passageiros é de pelo menos 15 dias. O gerente diz que não houve grande prejuízo para a empresa, já que não havia passagens vendidas para os próximos dias até Paranaguá.

Serviço: Quem quiser fazer doações à população de Guaratuba pode ligar para a Fundação de Ação Social (41) 3442-8199 ou 3442-8190 ou para o escritório da prefeitura da cidade em Curitiba (41) 3252-0457 ou (41) 3252-3272.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]