• Carregando...

Aos 21 anos de idade, Stella De’Carli Cardoso de Oliveira percebeu que os seus olhos vermelhos e o aumento constante do número de cáries não eram sintomas comuns. Tal desconfiança aumentou quando começou a sentir dores nas articulações, punho, ombro e cotovelo. "Passei a procurar diversos especialistas para descobrir o que estava acontecendo comigo", conta.

Na época, em 1971, o que Stella sentia era praticamente desconhecido pelos médicos, já que até então não havia um diagnóstico preciso para a Síndrome de Sjögren, fato que a levou tomar diversos medicamentos errados e a procurar por médicos de diferentes áreas. "Quando descobri a doença, usava lente de contato. Lembro-me que fui alertada por um dos médicos sobre o risco de machucar a córnea, já que meus olhos não produziam lágrimas", relata.

Depois de 26 anos procurando entender o que tinha, ela recebeu o diagnóstico correto em 1997. "Além de todos os sintomas, passei a desenvolver um quadro maior de ansiedade. Isso porque poucos sabiam o que fazer para me ajudar e eu ainda não sabia ao certo quais outros problemas poderiam aparecer."

A inexperiência com a doença levou Stella à Associação Norte-Americana de Síndrome de Sjögren. "Eles eram a base para minhas indagações e foi a partir deles que resolvi criar uma associação sobre a doença no Brasil", afirma. Em 1999, ela fundou a organização Lágrima Brasil, a principal da área no país, que fornece palestras gratuitas e lágrimas artificiais para portadores carentes. "Hoje percebo a importância de propagar a informação. Não acredito que ficar de braços cruzados vai resolver o que tenho. Preciso ser solidária aos futuros portadores, como uma maneira de levá-los ao tratamento correto", completa. (PM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]