• Carregando...
Vídeo | Reprodução / Paraná TV
Vídeo| Foto: Reprodução / Paraná TV

Dentro de três semanas, a Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Curitiba, passará a abrigar a sede da 1.ª Companhia do 12.° Batalhão da Polícia Militar (BPM). A instalação está prevista para o próximo dia 18, embora, de acordo com os moradores, a unidade deveria estar funcionando desde fevereiro. Atualmente é o Passeio Público, do outro lado do Centro, que abriga a companhia. Quando a mudança for efetivada, o parque passará a ser ocupado por policiais do Pelotão de Motos e da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel).

De acordo com a PM, houve atraso nas obras, mas a nova sede está recebendo os últimos ajustes. Faltam apenas o acabamento, os móveis e a instalação de água, luz e esgoto. "Depois que isto for concluído, aguardamos a aquiescência [consentimento] do secretário de Segurança Pública para inaugurar", explica o subcomandante do 12.° Batalhão, major Édson Hartmann.

"Gostaria que já estivesse funcionando. Está demorando, precisamos de segurança. Nos fins de semana, isso aqui fica cheio de maloqueiros. Não dá nem para andar", afirma a comerciante e moradora da região da Praça Oswaldo Cruz, Lézia Fontana, 26 anos.

A nova sede começou a ser construída no fim do ano passado em uma parceria com o Shopping Curitiba e a prefeitura de Curitiba, depois que os moradores fizeram um abaixo-assinado com cerca de 3 mil assinaturas. A reivindicação era que um módulo policial fosse instalado na Avenida Sete de Setembro esquina com Rua Brigadeiro Franco. "A mudança de sede da companhia foi para atender a reivindicação dos moradores e também porque a localização é estratégica, com todo aquele eixo comercial da Sete de Setembro", afirma Hartmann.

"Estou louca para que comece a funcionar. Eu dou aula à noite, desço na estação-tubo na frente da praça às 22h30. Neste horário e em dias de jogo, isso aqui fica uma doideira", afirma a professora Eula de Assis Lyra, 46 anos. A nova sede da 1.ª Companhia tem 103 metros quadrados e custou aproximadamente R$ 170 mil. A obra foi paga pelo Shopping Curitiba e o terreno cedido pela prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]