• Carregando...

Brasília – A bancada do PPS na Câmara decidiu ontem apoiar a candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) a presidente da Casa. O líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), argumentou, ao anunciar a decisão, que o Legislativo precisa ser independente e que a característica da candidatura de Fruet é esta independência.

A iniciativa da reunião foi do deputado Cézar Silvestri (PPS-PR). Participaram nove parlamentares. Silvestri disse que os outros parlamentares da bancada foram consultados por telefone e que decidiram seguir a decisão da bancada.

Em reunião com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), em Belo Horizonte, Fruet demonstrou ontem a intenção de angariar apoio dos governadores, comprometendo-se a trabalhar para impedir que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) traga prejuízos aos estados. A possível perda de receitas tem sido o principal temor dos governadores, entre os quais o mineiro Aécio Neves (PSDB), que criticou o governo federal por não ter dialogado com os estados na fase de elaboração do programa.

Fruet diz acreditar que a tramitação das propostas no Congresso será regimental, mas defendeu a inclusão de novas questões como reforma tributária na votação do programa.

Abre mão

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), abriu mão de presidir a sessão em que os deputados irão eleger o próximo presidente da Casa, marcada para as 15 horas do dia 1.º de fevereiro. Embora não haja nenhum impedimento regimental para que ele comande a sessão, Rebelo disse que seguirá princípios que, para ele, devem orientar uma eleição de caráter democrático. A eleição será presidida pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A sessão de posse dos novos deputados está marcada para as 10 h da manhã e será presidida por Rebelo. O regimento da Câmara estabelece que a sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora seja presidida pelo presidente anterior, caso ele tenha sido eleito para o novo mandato parlamentar.

Na ausência dele, a sessão será comandada pelo deputado mais velho entre os que tiverem o maior número de mandato. Não há nenhum deputado com tantos mandatos quanto Henrique Eduardo Alves na Câmara.

Primeiro turno

O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, disse ontem acreditar que ainda é possível vencer a disputa no primeiro turno. Ele admitiu, porém, que a entrada de Gustavo Fruet deverá tirar votos tanto dele como de Aldo Rebelo. "Houve uma repaginação da disputa, mas continuo trabalhando para se possível, ganhar no primeiro turno", afirmou.

Para Chinaglia, é natural que o governador Aécio Neves assim como os deputados tucanos apóiem a candidatura de Fruet, mas ressaltou que sua relação com o PSDB não será alterada. O candidato esteve na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, e disse que, se eleito, não irá defender o reajuste de 90% dos salários dos deputados federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]