• Carregando...

A segunda etapa da vacinação contra a poliomielite, que terminaria ontem no Paraná, foi prorrogada novamente, desta vez até o dia 12 de setembro. As doses podem ser tomadas por crianças de 0 a 5 anos, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do estado entre 8 e 17 horas.

Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Data SUS), até ontem, 84,61% das 818.458 crianças paranaenses tomaram a dose. A média está acima da registrada nacionalmente, que é de 82,03%. "Precisamos até o fim da campanha atingir pelo menos 95% da população menor de 5 anos", disse o secretário da Saúde, Gilberto Martin, à Agência Estadual de Notícias. Na primeira etapa da campanha, em junho, o Paraná alcançou a marca de 97,89%.

O último registro de pólio na América do Sul ocorreu em 1991, no Peru. No Brasil, não há registros desde 1989. No Paraná, o último caso ocorreu em Campo Largo, grande Curitiba, em 1986.

Rubéola

A vacinação contra a rubéola, que também começou no dia 9 e vai até o dia 12 de setembro, já cobriu 38,55% dos 3,5 milhões de adultos de 20 a 39 anos no estado. O foco principal é reduzir o risco de contágio de gestantes e, com isso, a ocorrência da síndrome da rubéola congênita, que pode causar a morte do bebê ou deixar graves seqüelas, como deficiência auditiva ou visual. A média nacional de vacinação é de 41,97%.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá vacinação também no fim de semana. Hoje, haverá postos extras (confira os endereços ao lado), além dos Centros de Urgências Médicas, que funcionam 24h. Já amanhã os locais de vacinação serão a Feirinha do Largo da Ordem (para paralisia infantil e rubéola) e o estádio do Alto da Glória, onde será disputada a partida Coritiba x São Paulo (somente para rubéola).

Até quarta-feira, 91,6% das 122.037 crianças de até 5 anos haviam sido vacinadas contra a pólio. Já a cobertura da vacina contra a rubéola está em 45,7% das 650 mil pessoas na faixa etária residentes na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]