• Carregando...

O Paraná deve ganhar mais quatro novos presídios até o fim do ano. Mas pelo menos um deles já está atrasado, como informa reportagem da Gazeta do Povo. As obras do presídio de São José dos Pinhais deveriam acabar no mês de junho, mas o prazo foi estendido para setembro, por conta das chuvas dos últimos 90 dias, conforme informação da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Seju).

A obra está em fase final – na parte de acabamento. Enquanto isso, a Seju toma as providências necessárias para ocupar o prédio (licitação de móveis, equipamentos e também a contratação de serviços) e para desafogar as delegacias (transferência de presos) e ocupar as 900 novas vagas da unidade.

A Secretaria da Justiça informou ainda que vai cumprir o cronograma de três outras penitenciárias (Cascavel, Londrina e Piraquara), que estão previstas para o fim do ano.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Justiça, engenheiro Luiz Carlos Giublin Júnior, a obra de Piraquara, que vai abrigar presos condenados e cumprir normas de ressocialização, começou antes e deve terminar em novembro, com 30 dias de antecedência.

As outras duas unidades serão mistas, com espaços diferentes para condenados e provisórios (que aguardam julgamento). Cada uma das três terá capacidade para 960 presos.

O governo estadual pretende criar mais 11.052 vagas no sistema. O objetivo é ter 19.058 vagas até o ano de 2007. Hoje, com as ampliações já entregues, o Paraná saltou de 6.529 para 8.006 vagas, mas o sistema já abriga cerca 8.209 detentos. Além deles, estima-se que outros dois mil presos condenados estejam cumprindo suas penas em delegacias.

Outras duas unidades já estão em construção, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Elas deverão ser entregues até maio de 2006. Mais duas estão em fase de licitação (Maringá e Francisco Beltrão) e três estão nos planos futuros: Cruzeiro do Oeste, conclusão do semi-aberto de Maringá, e um presídio no Norte Pioneiro, que falta definir a cidade.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]