• Carregando...
Policiais da ativa receberam reforço com a contratação de mais 1.750 praças aprovados em concurso. Nas ruas, a  presença deles traz mais segurança | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Policiais da ativa receberam reforço com a contratação de mais 1.750 praças aprovados em concurso. Nas ruas, a presença deles traz mais segurança| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

Quem circulou pelas principais ruas, praças, parques e terminais da capital provavelmente notou um policiamento reforçado nos últimos dias. De acordo com informações da Polícia Militar, desde o sábado passado, parte dos 1.750 praças aprovados no último concurso da PM estão fazendo estágio supervisionado.

Sem portar arma, os alunos-soldados – acompanhados de um policial armado, normalmente um sargento – patrulham os principais pontos da cidade e observam no dia-a-dia o trabalho prático de um policial. Eles aprendem a fazer abordagens e podem efetuar prisões. Os pontos de patrulha são definidos de acordo com o planejamento da unidade da qual o aluno-soldado pertence.

Segundo a PM, o estágio está sendo desenvolvido nas cidades que têm unidades educacionais da polícia. Os trabalhos começaram em Curitiba, mas gradativamente estão sendo aplicados em outras cidades do estado. De acordo com a PM, isso acontece porque nem todos os alunos começaram o Curso de For­­mação de Soldados na mesma época.

O curso tem uma carga horária de mil horas/aulas. A primeira fase da formação dura cinco meses – após os três primeiros, a atividade operacional supervisionada pode ser integrada e intercalada com as disciplinas complementares à formação profissional. Já a segunda fase, denominada estágio operacional, tem duração de seis meses. Os alunos-soldados permanecerão nas ruas até o fim do ano, quando se tornam policiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]