• Carregando...

Mapa da balneabilidade do litoral do Paraná na temporada 2013/2014

Confira quais pontos - dos 47 avaliados - estão próprios e impróprios para banho nas praias do PR e nos rios do litoral

O terceiro teste de balneabilidade da temporada de Verão 2013/2014 no litoral paranaense, anunciado na tarde de ontem, apontou apenas um ponto impróprio para banho, num total de 42 analisados nas praias. A situação nas praias do Paraná melhorou em comparação à semana anterior, quando não se recomendava entrar na água em três pontos.

O local não indicado para banho nesta semana fica em Caieiras, Guaratuba, no ponto da Rua Frederico Nascimento. A avaliação é válida até o próximo dia 9.

Esse mesmo local já havia sido reprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no relatório divulgado semana retrasada, que antecedeu ao desta tarde. Naquela ocasião, entretanto, outros dois pontos haviam sido detectados como impróprios – um no Balneário Flamingos, em Matinhos, e outro na Praia da Encantada, na Ilha do Mel.

Para a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Chaves, essa manutenção na qualidade de água das praias no Litoral se deve ao bom tempo. As amostras para qualidade da água são coletadas todos os domingos e segundas-feiras e, portanto, a medição divulgada hoje acabou não sendo influenciada pelo tempo instável desta tarde. Os dias de coleta foram escolhidos justamente para refletir o comportamento dos locais nos dias mais frequentados e com maior possibilidade de contaminação.

Rios

Além dos pontos analisados em praias, o IAP testa cinco pontos de rio na região de Morretes e Antonina. Assim como na segunda análise, o Ponto da Pita apresentou-se impróprio para banho neste terceiro relatório.

Sinalização

Fique atento: os locais próprios para banho no Litoral do Paraná são sinalizados com uma bandeira azul, enquanto os impróprios para banho são marcados com uma bandeira na cor vermelha.

Testes

A qualidade da água pode ser consultada em 10 totens eletrônicos instalados pela orla. O IAP testa este ano um novo aparelho para realização da análise da água, que é capaz de dar um resultado mais rápido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]