• Carregando...
Confira a melhora da balneabilidada em comparação com a temporada passada |
Confira a melhora da balneabilidada em comparação com a temporada passada| Foto:

Apesar de a maioria das praias paranaenses não estar própria para banho, uma melhoria na qualidade da água foi registrada nesta temporada, em relação à média da temporada 2007/2008. O Balneário de Flórida, em Matinhos, por exemplo, teve melhora de 92%, segundo a Sanepar. Para ser considerado próprio para banho, o índice tinha que ser de 100%. O parâmetro avaliado é a concentração da bactéria Escherichia coli, estabelecido pela Resolução Conama 274/2000.

Em Matinhos, os três pontos de medição do Balneário Riviera apresentaram melhoria de 83%, 85% e 87%; o Balneário Flamingo melhorou 87%; a Praia Central, 84%; e o Balneário Solymar, 85%. A balneabilidade no ponto de medição na Rua Ponta Grossa, em Guaratuba, evoluiu 85%.

Segundo a Sanepar, os bons resultados aconteceram pela atuação do governo estadual no litoral juntamente com as prefeituras e pelas obras de saneamento. A empresa também diz ter intensificado a divulgação do programa Se Ligue na Rede e as vistorias, em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Força Verde.

A Sanepar está pedindo uma revisão na resolução do Conama. "Às vezes, a praia está boa, mas pela legislação ela está imprópria. Se der um resultado que ela está comprometida, só vai deixar de ser comprometida se nas cinco medições seguintes for tudo bem", critica diz a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]