• Carregando...

Hoje é o último dia para que os municípios paranaenses solicitem recursos à Secretaria do Meio Ambiente para a elaboração de projetos para pôr fim aos lixões. Até agora, apenas cerca de 60 dos 399 municípios do estado procuraram o Comitê Gestor Paraná Sem Lixões para fazer a entrega.

Segundo a Secretaria, a medida é uma solução para que as cidades paranaenses possam cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões até 3 de agosto de 2014. O último relatório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostrou que 214 dos 399 possuem pontos impróprios para a destinação dos resíduos.

Os projetos serão financiados por meio de uma linha de crédito de aproximadamente R$ 140 milhões, concedida pela Agência Francesa de Desenvolvimento e operacionalizada pela Fomento Paraná – instituição financeira pertencente ao governo do estado.

Os projetos de municípios ou consórcios municipais que forem aprovados poderão ser pagos em 12 anos, sendo três anos de carência. A ação faz parte do Plano Estadual de Regionalização de Gestão dos Resíduos Sólidos, que prevê inicialmente que 20 regionais possam compartilhar a responsabilidade de gerir a disposição final do lixo. Porém, há chances de o número de regionais ser próximo de 40. No Paraná, 161 cidades estão formando consórcios intermunicipais para gerenciamento dos resíduos sólidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]