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A sessão de abertura das propostas de preço para os estudos de impacto ambiental e projetos de engenharia do metrô de Curitiba acontecerá nesta quarta-feira (4), às 14h30, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O aviso foi publicado nesta segunda-feira (2), pela Comissão Especial de Licitação do Metrô.

A abertura das propostas é a terceira fase da licitação do projeto. A primeira foi a de análise da documentação dos interessados. Na segunda foi avaliada a proposta técnica das empresas e consórcios participantes. Em abril de 2008, os trabalhos da comissão foram interrompidos, porque um consórcio desclassificado na etapa de qualificação técnica entrou na Justiça e conseguiu suspender liminarmente a continuidade da licitação. No último dia 27, a Justiça autorizou a continuidade do processo.

Segundo o presidente do Ippuc, Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, os valores apresentados pelas duas empresas participantes da licitação não poderão ultrapassar o máximo estabelecido no edital. Para o primeiro lote, referente ao projeto de engenharia, o limite é de R$ 2,377 milhões, enquanto o valor para o segundo lote, que diz respeito aos estudos ambientais, não pode passar de R$ 370 mil.

Com a abertura das propostas, a comissão de licitação começa imediatamente a análise de todas as informações que compõem a proposta de preço. Não há data definida para conclusão desta análise, mas a expectativa é que tudo seja analisado o mais rapidamente possível. Após a aprovação dos valores, a empresa vencedora do primeiro lote tem prazo de 270 dias para concluir os estudos, enquanto o segundo lote deve ser finalizado em até 240 dias.

Projeção

A licitação em andamento é referente à construção da Linha Azul do metrô, que deverá ter 22 quilômetros de extensão e ligar os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 quilômetros, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará por baixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor de ônibus expressos.

A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill, após o Terminal do Pinheirinho e até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC Sul, onde será implantado um complexo, com pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com acessos especiais para os veículos do metrô.

Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de mil metros entre cada. O veículo a ser utilizado deverá ser leve, podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.

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