Represa de São Paulo durante a crise hídrica: reúso é solução em países que sofrem com falta de água| Foto: Vagner Campos/A2FOTOGRAFIA

A noção de que a oferta de água não é um problema no Brasil acabou atrasando a discussão sobre o reúso desse importante recurso natural. Tanto países pobres como outros mais desenvolvidos estão cinco décadas à frente quando se trata de pesquisas, técnicas e desenvolvimento de projetos que permitem reaproveitar a água. A opinião é referendada por Blanca Jiménez Cisneros, diretora da Divisão de Ciências da Água e da Secretaria do Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (Unesco). Ela está em Curitiba para participar do 2.º Simpósio Internacional de Reúso de Água, nesta terça-feira (28) e falou com a Gazeta do Povo.

CARREGANDO :)

A engenheira ambiental,integrante do painel de cientistas que estudam as mudanças climáticas – o IPCC –, defende que o reaproveitamento não é um assunto restrito a ambientalistas e engenheiros sanitaristas. No último Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no início do ano, os representantes dos países participantes apontaram a preocupação com a água como objetivo conjunto número um.

Em muitos países, a saída para garantir o acesso à água passa pelo reúso. O México é campeão mundial nessa área, com os primeiros projetos datando de 1956. Na Namíbia, a água para consumo humano é de reúso. “É assim há 40 anos, sem registros de problemas para a saúde das pessoas”, comenta Blanca, acrescentando que há casos bem-sucedidos também na Alemanha e nos Estados Unidos. “A tecnologia é confiável”, assegura a engenheira que dá o exemplo das naves espaciais. Não há água nova por lá. Toda a água precisa ser reaproveitada.

Publicidade

Para os locais que pretendem adotar o reúso, Blanca recomenda que sejam feitas, previamente, pesquisas para captar a percepção dos habitantes. O passo seguinte seria a conscientização. “Onde há falta de água, como em algumas partes da Índia e da Nicarágua, o reúso não causa medo”, diz. Para Blanca, é preciso informar as pessoas sobre as possibilidades de reúso. O acesso à informação seria capaz de diminuir preconceitos. Muitas pessoas, em aeroportos pelo mundo, utilizam banheiros com água de reúso sem nem saber disso. “No Brasil, ainda existem privadas que usam água potável e até 40 litros a cada descarga. Isso é inaceitável”, comenta.

Serviço:

2.º Simpósio Internacional de Reúso de Água, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná – ABES-PR nos dias 28 e 29 de abril, na Universidade Positivo.

Pesquisadores de vários países fazem parte do corpo de palestrantes.

Acesso mediante inscrição paga. Mais informações pelo site da Abes-PR.

Publicidade