• Carregando...
O prédio é utilizado como depósito do INSS | Divulgação / União Por Moradia Popular do Paraná
O prédio é utilizado como depósito do INSS| Foto: Divulgação / União Por Moradia Popular do Paraná

Um prédio público que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi invadido pelo movimento União Nacional Por Moradia Popular nesta quinta-feira (19). A data – 19 de maio – foi declarada pelo movimento como o dia nacional de luta pela moradia popular.

Os integrantes do movimento no estado - União Por Moradia Popular do Paraná – querem que o prédio do INSS - localizado na Avenida Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba - seja adaptado para servir como moradia. Aproximadamente 150 pessoas estavam no local por volta das 11 horas desta quinta, de acordo com a assessoria de imprensa do INSS.

O prédio já foi colocado à venda pelo órgão, mas não houve interessados. O local é utilizado como depósito do INSS.

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, o órgão já entrou com pedido de reintegração de posse na Justiça. A União Por Moradia Popular do Paraná informou que não tem data para desocupar o imóvel.

A União Nacional por Moradia Popular pretende realizar pelo menos 23 manifestações em 12 estados nesta quinta-feira. Em nota, o movimento afirma que "luta por uma reforma urbana e por uma autogestão nas políticas públicas", e que uma "tragédia urbana abate as cidades com milhões de famílias vivendo em áreas de risco, em bairros sem infraestrutura e ameaçadas de despejo".

Em 2009, um imóvel foi ocupado pelo movimento na Rua José Loureiro, em Curitiba, durante um dia. Segundo o movimento União Por Moradia Popular do Paraná, o governo federal desapropriou o prédio e destinou para os sem-teto. Ainda não há ninguém morando no local por causa do processo burocrático.

Ações do movimento em SP

Cerca de 800 famílias ocupam três imóveis na capital paulista, após três invasões e uma tentativa, ocorridas entre o final da noite de quarta-feira (18) e o início desta madrugada. As invasões ocorreram na região da Liberdade, no centro, no Brás, e região do Ipiranga, na zona sul da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]