• Carregando...

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inaugurou ontem, em Manaus, o primeiro prédio da Região Norte para armazenamento de dejetos radioativos. No local, ficarão guardados o material radioativo e os equipamentos emissores de radiação ionizante inerentes à atividade de pesquisa dos laboratórios do instituto. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o Inpa, o Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos garantirá o confinamento seguro desse tipo de material pelo tempo necessário à proteção do homem e do meio ambiente e será uma ferramenta importante à disposição dos pesquisadores.

Dejetos radioativos são materiais produzidos em hospitais, usinas nucleares e centros de pesquisas e, quando deixam de ter utilidade, não podem ser descartados como lixo comum, mas podem, às vezes, ser reciclados.

Custo

A construção do prédio custou R$ 444,1 mil e obedece às legislações nacional e internacional, como as normas da própria Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). Segundo o Inpa, o prédio tem uma arquitetura própria, com paredes em uma espessura específica, cantos arredondados, piso com base diferenciada para não permitir infiltrações e pintura com tintas especiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]