O prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, decretou neste domingo (18) situação de emergência na capital gaúcha. Em nota, Fortunati disse que a medida foi tomada considerando o resultado catastrófico do vendaval da última quarta-feira (14) que atingiu toda a cidade, alagando escolas, destruindo postos de saúde, destelhando casas e provocando outros prejuízos. Também pesaram na decisão o aumento do nível das águas do Rio Guaíba, a previsão de mais chuvas e ventos fortes na próxima terça-feira (20) e as dificuldades enfrentadas pelas populações carentes das ilhas e do bairro Humaitá com a enchente.

CARREGANDO :)

“Estou decretando situação de emergência para todo o município de Porto Alegre. As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre e do estado estão fazendo o levantamento de todos os danos já sofridos para serem apresentados aos governos federal e estadual, para a devida formalização”, disse o prefeito.

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana provocaram no sábado (17) a segunda maior cheia do Rio Guaíba, alagando grande parte do cais do porto, no centro de Porto Alegre. No estado, quase 147 mil pessoas foram atingidas e cerca de 39 mil casas foram danificadas. De acordo com a Defesa Civil, o nível do Guaíba chegou ontem a 2,93 metros, ultrapassando a marca registrada em 1967. A maior cheia da história ocorreu em 1941, quando o rio subiu 4,76 metros. Devido a alta, foram fechadas todas as comportas construídas para tentar evitar que as águas atinjam a capital gaúcha. O nível do Rio Guaíba começou a baixar.

Publicidade

No estado, 100 municípios registraram problemas por causa das chuvas. Cerca de 1.790 famílias ainda estão desabrigadas.

Santa Catarina mantém alerta para riscos de deslizamentos

Agência Brasil

Com previsão de sol para domingo (18) e segunda-feira (19), os riscos de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra devem dimimuir em Santa Catarina nos próximos dias. Apesar da previsão de estabilidade ou diminuição do nível dos rios, a Defesa Civil do estado, porém, continua em alerta.

A partir de quarta-feira (21), há previsão de chuva em cidades catarinenses, mas em volume menor do que o ocorrido nas últimas semanas.

Acima da cota de emergência, os rios em Taió, Laurentino e Rio do Sul apresentam lentas baixas em seus níveis durante o fim de semana. Já o Rio Itajaí do Sul, em Ituporanga, mantém estado de atenção após o nível do rio subir de 1,40 metros para 1,84 metros.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, as autoridades locais continuam com o trabalho de ajuda humanitária às populações atingidas pelas fortes chuvas e tempestade de granizo dos últimos dias. O nível do rio Guaíba começou a baixar após atingir a maior cheia desde 1941.

O número de municípios que atingidos chega a 100, afetando cerca de 35 mil residências e quase 147 mil pessoas. Até o momento, 5.413 famílias tiveram que ser desalojadas.

Veja também
  • Benefícios e prejuízos do próximo grande El Niño
  • Com excedente, usina de Itaipu escoa duas Cataratas do Iguaçu por segundo
  • Chuvas deixam 4 rios do Rio Grande do Sul acima do nível de alerta