i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Temporal

Prefeitura de Guaraciaba (SC) decreta estado de calamidade após 4 mortes

Prefeito diz que cidade se organiza para ajudar desalojados. "De fato é muito triste e lamentável a situação por aqui", disse prefeito

  • PorG1/ Globo.com, com informações da Globo News
  • 08/09/2009 12:44

Chuvas e ventos fortes causam estragos em várias regiões do Paraná

As fortes chuvas que caíram sobre o Paraná entre a noite de segunda-feira (7) e madrugada de terça-feira (8) causaram estragos em várias regiões do Paraná. De acordo com levantamento da Defesa Civil, o mau tempo atingiu 36 municípios do estado, provou danos em cerca de 1,2 mil casas e afetou quase 3 mil pessoas. No sudoeste do estado, a velocidade do vento chegou a 104 km/h.

Leia a matéria completa

A Prefeitura de Guaraciaba (SC), que registrou quatro mortes em razão do forte temporal que atingiu a cidade, decretou estado de calamidade pública na manhã desta terça-feira (8), informou o prefeito Ademir Zimmermann em entrevista à Globo News.

A cidade tem 10.604 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na madrugada desta terça, quatro pessoas morreram segundo a Defesa Civil estadual. Outras três pessoas que ficaram feridas durante o temporal estão internadas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Guaraciaba confirma os quatro mortos e ainda 80 feridos. O número de desabrigados é "muito grande", segundo a assessora Ivanete de Oliveira.

Segundo o prefeito, um tornado atingiu a cidade na noite de segunda-feira (7) e durou mais de uma hora. "Esse período é longo para quem passa por necessidade grande ou vê sua casa arrastada pelo vento", disse o prefeito.

Zimmermann disse ainda que a situação na cidade é complicada e que há muitas casas e prédios públicos destelhados. "De fato, é muito triste e lamentável a situação por aqui."

O prefeito afirmou que 10 equipes estão fazendo levantamento para identificar quantos estão desabrigados e quais as necessidades das pessoas para que se possa levantar doações de roupas e alimentos. Ele informou que os desalojados devem ser encaminhados para um museu da cidade, que está em boas condições. A assessora de imprensa da prefeitura diz que os desabrigados também estão sendo atendidos no ginásio de esportes de Guaraciaba.

"A gente percebe que há muita solidariedade. Pessoas com casas que ainda tem telhados estão ajudando as outras", disse Zimmermann.

O prefeito disse que na segunda, quando o temporal atingiu a cidade, os telefones não estavam funcionando.

A chuva forte causa estragos no Sul do país. Em Santa Catarina, quatro pessoas morreram na madrugada desta terça-feira (8), em Guaraciaba. Segundo a Defesa Civil estadual, outras três pessoas que ficaram feridas durante o temporal estão internadas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.